
Salmo 85,5-6
Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!
Leitura de Gálatas 5, 13-15
13Sim, irmãos, fostes chamados para a liberdade. Porém, não façais da liberdade um pretexto para servirdes à carne. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros, pelo amor.
14Pois toda a lei se resume neste único mandamento: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". 15Mas se vos mordeis e vos devorais uns aos outros, cuidado para não serdes consumidos uns pelos outros!
Meditação
A comunidade dos gálatas estava cheia de divisões e desentendimentos por causa de grupos que desejavam voltar à antiga observância das leis judaicas, desprezando assim, a liberdade conquistada por Cristo. Nesse contexto, São Paulo precisou ser enérgico e lembrar-lhes da Lei do amor ao próximo, da necessidade de estar sempre pronto para servir o outro na caridade cristã.
Infelizmente, a situação dos gálatas era terrível, um cenário marcado por brigas, rixas e divisões, a ponto de São Paulo dizer: vos mordeis e vos devorais uns aos outros. Desse modo, como cristãos, é necessário que também meditemos, se não estamos agindo como os gálatas, encaminhando nossa vida de fé para a discórdia e divisão, seja no trabalho, na família, ou em outros lugares. Aqui, é preciso fazer um diligente exame de consciência e nos perguntar: quais atitudes tenho tomado que geram raiva, inveja e desentendimentos?
Ao mandar que os gálatas pratiquem o mandamento do amor, São Paulo lhes convida a ver no próximo o próprio Jesus. Quando olhamos as pessoas desta maneira, seremos muito mais caridosos e pacientes, pois devemos aprender a amar o próximo por causa de Deus. Que saibamos superar as rivalidades, divisões e tudo aquilo que atrapalha a vida em comunidade.
Exame de Consciência
Disse Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei” (Jo 13,34).
Amo meus irmãos como Jesus nos ensinou? Peço a virtude do amor em minhas orações? Sou partidário das rixas e divisões?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.