
Salmo 9, 2-3
Senhor de coração vos darei graças, às Vossas maravilhas cantarei. Em Vós exultarei de alegria, cantarei ao Vosso no Deus Altíssimo.
Leitura da carta aos Hebreus 10, 5-10
5 Por essa razão, ao entrar no mundo, Cristo declara: “Não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste um corpo para mim. 6 Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7 Então eu disse: Eis que eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade, como no livro está escrito a meu respeito”. 8 Na frase inicial, ele disse: “Não quiseste, nem foram do teu agrado, vítimas e oferendas, holocaustos e sacrifícios pelo pecado” — coisas oferecidas segundo a Lei. 9 E então declarou: “Eis que eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, ele suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10 É em virtude desta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.
O autor da Carta aos Hebreus nos conduz a uma profunda compreensão da Nova Aliança em Cristo. Ele destaca que a antiga prática de sacrifícios e holocaustos, prescrita pela Lei do Antigo Testamento, encontrou sua plenitude no sacrifício de Cristo na cruz.
Com a vinda de Jesus, os antigos rituais perdem seu significado, pois Ele se oferece como o sacrifício santo e perfeito, estabelecendo uma nova e eterna aliança. Agora, somos chamados a refletir sobre os sacrifícios que fazemos em nossa vida por amor a Deus.
Seguir a Cristo implica sacrifício, pois o amor exige renúncia. Amar a Deus requer, em primeiro lugar, sacrificar nossa vontade rebelde, que nos tenta desviar do caminho divino e nos mantém presos ao pecado. Cristo é nossa força! Com Ele e por amor a Ele, podemos sacrificar nossas vidas, entregando-nos inteiramente à Sua vontade e permanecendo firmes em Seus caminhos.
Exame de consciência
O Senhor disse: “Amarás o Senhor teu Deus de todo coração, de toda a tua alma e com toda a tua força". (Mc 12,30)
Tenho sacrificado minhas vontades para colocar Deus em primeiro lugar? Quais pecados cometi hoje e que agora peço perdão?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.