
Salmo 5, 2-3
Escutei ó Senhor Deus, minhas palavras, atendei o meu gemido. Ficai atento ao clamor da minha prece, ó meu Rei e meu Senhor.
Leitura da carta aos Hebreus 10, 15-18
15 Também o Espírito Santo nos atesta isso; de fato, depois de ter dito: 16 ”Eis a aliança que farei com eles, depois daqueles dias”, o Senhor acrescenta: “Pondo as minhas leis nos seus corações e inscrevendo-as na sua mente, 17 não me lembrarei mais dos seus pecados, nem das suas iniqüidades”. 18 Onde, pois, existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado.
O autor da Carta aos Hebreus aprofunda a reflexão sobre a Nova Aliança, revelando que o sacrifício de Cristo na cruz possibilitou a inscrição da aliança no próprio coração humano. Como membros da Igreja, unidos ao Corpo de Cristo, essa marca se manifesta em nós de forma singular a partir do Batismo.
O Batismo, sacramento que nos insere na comunidade cristã, é um sinal sensível da graça de Deus agindo no mais profundo do nosso ser. É através dele que a nossa pertença a Deus é selada, e o Espírito Santo inicia a obra de escrever em nossos corações e mentes o caminho de Cristo.
No entanto, a ação do Espírito Santo em nós requer resposta. Cabe a cada um de nós exercitar os dons e virtudes que Ele inspira em nossa vida. Esse exercício espiritual exige constância e esforço, assim como qualquer outro exercício que vise o crescimento e aperfeiçoamento.
Se almejamos crescer na fé e nas virtudes, a inconstância não pode nos dominar. Pelo contrário, devemos ser constantes em nossa busca por Deus, permanecendo firmes em Cristo, buscando a Sua graça e lutando contra o pecado. Que a marca da Nova Aliança, inscrita em nós pelo Batismo, nos impulsione a uma vida de fidelidade e perseverança, guiados pelo Espírito Santo em direção à plenitude da vida em Cristo.
Exame de consciência
Disse Jesus: “sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito”. (Mt 5,48).
Neste dia, trouxe más intenções ou tive reta intenção para com o próximo? Quais pecados cometi hoje e que agora peço perdão?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.