
Salmo 5, 8
Eu porém, por Vossa graça generosa, posso entrar em Vossa casa. E, voltado reverente ao Vosso Templo, com respeito Vos adoro.
Leitura da carta aos Hebreus 10, 19-22
19 Temos pois, irmãos, a ousadia de entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus: 20 pelo caminho novo e vivo, que ele inaugurou para nós, passando através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade. 21 Temos um grande sacerdote que está à frente da casa de Deus. 22 Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé, com o coração purificado de toda a má consciência e o corpo lavado com água pura.
O autor da Carta aos Hebreus, utilizando a imagem do Santo dos Santos no Antigo Testamento, revela a profunda significação de Jesus Cristo. No templo, o Santo dos Santos, velado e acessível apenas ao sumo sacerdote em raras ocasiões, simbolizava a morada de Deus.
Essa imagem encontra seu cumprimento em Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Ele é o novo véu, que se abre para nos dar acesso à presença divina. Em sua humanidade, encontramos o Deus Santíssimo, que nos convida a nos aproximar.
Cristo, com sua morte e ressurreição, conquistou a salvação para todos nós. Para nos achegarmos a Ele, precisamos de um coração sincero, cheio de fé, livre de qualquer má consciência. Assim, unidos a Cristo, caminharemos rumo à salvação.
Essa esperança que Cristo nos oferece deve ser a força que nos impulsiona, não permitindo que nada nem ninguém a roube de nós. A Quaresma, tempo propício à conversão, nos convida a renunciar à nossa vontade, praticando a penitência, o jejum e a abstinência.
Através desses atos, corrigimos nossa vontade e nos aproximamos de Deus. Compartilhar com os irmãos os bens que possuímos quebra o ciclo do orgulho e do egoísmo. Que neste tempo quaresmal, possamos nos aproximar de Cristo, o véu da Nova Aliança, e encontrar nEle a salvação e a vida plena.
Exame de consciência
Disse Jesus: “sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito”. (Mt 5,48).
Neste dia vivi desesperado ou tive esperança em Deus? Quais pecados cometi hoje e que agora peço perdão?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.