
Salmo 4,9
Eu tranquilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!
Leitura de Gálatas 6, 11-13
11Vede com que grandes letras eu vos escrevo, de próprio punho. 12Os que desejam destacar-se no plano da carne, esses é que vos obrigam à circuncisão, unicamente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. 13Pois nem eles mesmos, que são circuncidados, observam a Lei, mas querem que vos circuncideis, para terem, na vossa carne, de que se gloriar.
Meditação
A leitura de hoje é a conclusão da carta de São Paulo aos Gálatas. Lembremo-nos que toda a discussão desta carta se faz em torno da observância da antiga lei judaica. Sobretudo, trata-se do tema da circuncisão, em que São Paulo ensina que ela já não é mais necessária, pois para pertencer a Cristo basta apenas a fé e o Sacramento do Batismo. Este é o caminho seguro para Cristo e para obter a salvação.
Aqueles que defendem as antigas tradições judaicas, sobretudo a circuncisão, o fazem simplesmente para não serem perseguidos pelos judeus, pois se defendessem a liberdade trazida por Cristo, teriam que suportar a perseguição da cruz de Cristo. No entanto, eles não querem pagar o preço de aderirem por completo ao Senhor.
Essa mesma situação ainda continua a acontecer em nossos dias. Inúmeros cristãos seguem a Cristo, mas não querem pagar o preço de abraçarem a cruz de Cristo, não renunciam a si mesmos e tomam a cruz, com a determinação de fazer a vontade de Deus custe o que custar.
Aqueles que pregam uma vida religiosa sem a cruz, sem sofrimentos e tribulações, são falsos pastores e falsos profetas. Jesus mesmo nos alertou que seríamos perseguidos por causa da cruz, que era necessário perseverar e lutar até o fim. A vitória do cristão está em Cristo, é no céu que triunfaremos verdadeiramente.
Exame de Consciência
Disse Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei” (Jo 13,34).
Amo meus irmãos como Jesus ensinou? Renuncio às minhas vontades por amor a Jesus? Tenho coragem de abraçar a minha cruz de cada dia?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.