
Salmo 18, 14
E preservai o vosso servo do orgulho, não domines sobre mim. E assim puro eu serei preservado dos delitos mais perversos.
Leitura da carta aos Hebreus 10, 26-31
26 De fato, se teimarmos em continuar pecando, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifícios que possam tirar os nossos pecados. 27 Resta apenas a terrível expectativa do julgamento e o ardor de um fogo para devorar os rebeldes. 28 Quem desobedece à Lei de Moisés é condenado à morte, sem misericórdia, com base no testemunho de duas ou três pessoas. 29 Podeis então imaginar o castigo bem mais severo que merecerá quem calcou aos pés o Filho de Deus, quem profanou o sangue da Aliança pelo qual foi santificado, e insultou o Espírito da graça! 30 Conhecemos aquele que disse: “A mim pertence a vingança, eu é que retribuirei”, e ainda: “O Senhor julgará o seu povo”. 31 É terrível cair nas mãos do Deus vivo!
O autor da Carta aos Hebreus dirige uma advertência à comunidade cristã, especialmente àqueles que, conhecendo Jesus Cristo e seus ensinamentos, decidem, por livre e espontânea vontade, trilhar caminhos contrários à fé. Aqueles que receberam o batismo, que conhecem a vontade de Deus e experimentam a vida na fé, possuem o conhecimento do caminho correto, da verdade que liberta. No entanto, a liberdade humana implica a possibilidade de escolha entre bens; essa é a liberdade perfeita. Porém, mesmo quando estamos cientes da verdade e optamos pelo mal, usurpamos a liberdade para a qual Deus nos criou.
Essa escolha consciente terá consequências. O autor recorda que, no Antigo Testamento, a desobediência à Lei de Moisés era julgada com base em duas ou três testemunhas. Agora, aqueles que conhecem o caminho de Jesus e escolhem o caminho contrário serão julgados com base no Evangelho. A liberdade, portanto, implica em responsabilidade. A escolha deliberada pelo caminho oposto ao de Cristo traz consigo um julgamento mais rigoroso. Que Deus, pela ação do Espírito Santo, nos ajude a permanecer firmes no caminho de Cristo, para que jamais nos afastemos da verdade e da salvação que Ele nos oferece.
Exame de consciência
O Senhor disse: “Amarás o Senhor teu Deus de todo coração, de toda a tua alma e com toda a tua força". (Mc 12,30)
Mesmo conhecendo o caminho da verdade, tenho escolhido o caminho da mentira? Quais pecados cometi hoje e que agora peço perdão?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.