
Salmo 17, 7
Ao Senhor, eu invoquei na minha angústia e elevei o meu clamor para o meu Deus. De seu templo, Ele escutou a minha voz e chegou aos seus ouvidos o meu grito.
Leitura da carta aos Hebreus 10, 36-39
36 De fato, é preciso que persevereis, para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu. 37 Porque ainda bem pouco tempo, e aquele que deve vir, virá e não tardará. 38 O meu justo viverá por causa de sua fidelidade, mas, se esmorecer, não me agradarei mais nele. 39 Nós não somos desertores, para nossa perdição. Perseveramos na fé, para a nossa salvação.
É reconfortante ler a Carta aos Hebreus e reconhecer que nós, seguidores de Jesus, somos sustentados pela fé. Ela é a luz que ilumina nossos caminhos, mesmo em meio a dúvidas, incertezas e tribulações.
Ainda que não vejamos face a face às realidades celestiais que aguardamos, a fé nos impulsiona a perseverar, pois cremos na promessa da salvação em Cristo. É a fé que nos mantém firmes no caminho da verdade e do amor, conduzindo-nos à vida eterna.
O autor da Carta aos Hebreus, porém, nos alerta sobre o perigo da deserção. Aqueles que, conhecendo a verdade de Cristo, decidem, por livre e espontânea vontade, trilhar outros caminhos, se afastam da salvação e se perdem.
Deus, em seu infinito amor, deseja que todos se salvem. No entanto, Ele nos criou livres e respeita nossas escolhas. Aqueles que, por decisão própria, não optam por Jesus Cristo, não podem alcançar a salvação, pois rejeitaram conscientemente o Salvador.
Que possamos, então, suplicar a Deus a graça da perseverança no caminho de Jesus. Que nossa fé seja fortalecida a cada dia, para que jamais nos desviemos da verdade e do amor.
Rezemos também por aqueles que se esqueceram do caminho de Cristo, para que reencontrem a luz da fé e a alegria da salvação. Que a misericórdia de Deus os alcance e os conduza de volta ao redil de Cristo.
Exame de consciência
Disse Jesus: “Amai-vos uns aos outro como Eu vos amei” (Jo 13, 34)
Neste dia ajudei as pessoas que me cercam a encontrar o caminho de Jesus? Quais pecados cometi hoje e que agora peço perdão?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.