
Salmo 35, 9-10
Vós lhes dais de beber água viva, na torrente das Vossas delícias. Pois em Vós está a fonte da vida e em Vossa luz, contemplamos a luz.
Leitura da carta aos Hebreus 11, 13-16
13 Todos estes morreram firmes na fé. Não chegaram a desfrutar a realização da promessa, mas puderam vê-la e saudá-la de longe e se declararam estrangeiros e peregrinos na terra que habitavam. 14 Os que assim falam demonstram estar buscando uma pátria, 15 e se estivessem referindo-se à terra que deixaram, teriam oportunidade de voltar para lá. 16 Mas agora, eles desejam uma pátria melhor, isto é, a pátria celeste. Por isto, Deus não se envergonha deles, ao ser chamado o seu Deus, pois até preparou uma cidade para eles.
O autor da Carta aos Hebreus, continuando sua reflexão sobre a fé, recorda diversos personagens do Antigo Testamento que se destacaram por sua confiança em Deus. Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaac e Jacó, mesmo sem terem conquistado a pátria celeste em vida, pois as portas do céu ainda estavam fechadas, mantiveram acesa a chama da fé e da esperança.
Eles acreditaram na promessa de Deus e, mesmo de longe, contemplaram a salvação. Com a vinda de Jesus, que morreu, ressuscitou e subiu aos céus, esses justos do Antigo Testamento foram libertados da mansão dos mortos e conduzidos à pátria celeste. Hoje, nós também temos a mesma fé e esperança de alcançar o céu. Para isso, precisamos nos esforçar e manter o olhar fixo em nosso objetivo final: a vida eterna.
Assim como muitos se dedicam a alcançar objetivos terrenos, nós devemos nos dedicar ainda mais a alcançar a pátria celeste, de todos os objetivos o mais importante e urgente. Que a fé dos antigos patriarcas nos inspire a perseverar na esperança, animados pelos ensinamentos de São Paulo e confiantes na promessa de Deus.
Exame de consciência
Disse Jesus: “sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito”. (Mt 5,48).
Tenho me perdido no desespero em minha vida? Cultivo a fé e a esperança no céu? Quais pecados cometi hoje e que agora peço perdão?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.