
Salmo 16
Protegei-me qual dos olhos a pupila e a proteção de vossas asas. Longe dos ímpios violentos que me oprimem, dos inimigos furiosos que me cercam.
Leitura da carta aos Hebreus 7, 26-28
26 Tal é precisamente o sumo sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27 Ele não precisa, como os sumos sacerdotes, oferecer sacrifícios a cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo. 28 A Lei, com efeito, constituiu sumos sacerdotes homens sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do juramento, que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para sempre.
O autor da Carta aos Hebreus nos recorda os sacrifícios oferecidos pelos sacerdotes no Antigo Testamento. Os sacrifícios eram diários, oferecidos pela manhã e à tarde, conforme descrito no livro de Números (28, 1-8). Havia também o sacrifício anual do Dia da Expiação. Os sacerdotes do Antigo Testamento ofereciam sacrifícios pelos pecados do povo, mas também por si mesmos.
São Paulo nos ensina que Jesus Cristo é o sumo e eterno sacerdote, que também se ofereceu como vítima no alto da cruz para nossa salvação. O sacrifício de Jesus não foi pelos seus próprios pecados, porque, sendo Ele o próprio Deus Encarnado, não possui pecado. Jesus é a vítima pura e santa, que se oferece não por si mesmo, mas por todos os homens, para que a humanidade possa se aproximar novamente de Deus. O sacrifício de Cristo nos ensina sobre a necessidade de nos doarmos a Deus e ao próximo por causa de Deus, para que juntos alcancemos o perdão e
a salvação eterna.
Exame de consciência
Disse Jesus: “sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito”. (Mt 5,48).
Tenho coragem de doar a minha vida por Cristo e pelos irmãos? Quais renúncias tenho feito em favor do próximo? Quais pecados cometi hoje e que agora peço perdão?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.