22 Jul
de
2024

Boa Noite meu Jesus - 17 de julho - Jesus destruiu a inimizade entre Deus e os homens

De dois povos fez um só, em sua carne derrubando o muro da inimizade que os separava.

Compartilhar Oração

Salmo 26,7-8

Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, e os meus olhos vos procuram. Senhor, é vossa face que eu procuro; não me escondais a vossa face!

Leitura de Efésios 2, 14-18

14De fato, ele é a nossa paz: de dois povos fez um só, em sua carne derrubando o muro da inimizade que os separava 15e abolindo a Lei com seus mandamentos e exigências. Ele quis, assim, dos dois povos formar em si mesmo um só homem novo, estabelecendo a paz 16e reconciliando os dois com Deus, em um só corpo, mediante a cruz, na qual matou a inimizade. 17Veio anunciar a paz a vós que estáveis longe e paz para os que estavam perto. 18É por ele que todos nós temos acesso ao Pai, num só Espírito.

Meditação

Na leitura de hoje, São Paulo nos ensina que a missão de Jesus Cristo foi unir a terra ao céu, ou seja, o ser humano a Deus novamente. A missão de Jesus é de paz, pois existia um muro que separava o ser humano de Deus, este muro era uma inimizade provocada pelo pecado. Porém, em Jesus foi destruído esse muro de inimizade pela força da cruz, assim Jesus forma em si um novo homem regenerado na graça, cheio do Espírito Santo.

Ao estabelecer a paz entre Deus e os homens, Jesus estabelece também a paz dos homens uns com os outros. A paz de Cristo não é uma paz qualquer, é a verdadeira paz, é a paz em plenitude, aquela que não nega a verdade para poder entrar em consenso com os outros.

Repletos desta paz, podemos passar por tribulações e ainda saberemos que Cristo nos sustenta. Embora tenhamos que enfrentar a cruz e o sofrimento, o nosso coração não se inquietará, pois a paz de Jesus nos envolve por completo.  

No caminho do calvário, Jesus estava repleto de dor, sentia o peso dos pecados e a rejeição dos homens, porém, ele tinha consciência perfeitíssima de que aquela sua obra estava unindo novamente a terra e o céu, portanto, seu coração não perdeu a paz. No alto da cruz, com seu rosto desfigurado e já extenuado, Jesus manifesta o sinal da paz. Peçamos ao Senhor paciência em nossas penas e uma paz inabalável diante de tudo o que nos acontecer.

Exame de Consciência

O Senhor disse: “Amarás o Senhor teu Deus de todo coração, de toda a tua alma e com toda a tua força” (Dt 6,5).

Busco a paz em Deus, ou em lugares vãos? Tenho confiado em Deus ou sou descrente?

Oração das 3 Ave-Marias

Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.

1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…

2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…

3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…

Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.

Oremos

Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

Bênção do Pe. Alex Nogueira

- O Senhor esteja convosco!

- Ele está no meio de nos!

- A nossa proteção está no nome do Senhor.

- Que fez o Céu e a Terra.

O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!

A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!

Antífona

Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.