
Salmo 29, 12-13
Transformastes meu pranto em uma festa, meus farrapos em adornos de alegria; para minha alma Vos louvar ao som da harpa, e ao invés de se calar agradecer-Vos.
Leitura da carta aos Hebreus 11, 23-26
23 Pela fé, Moisés, recém-nascido, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram a beleza do menino e não tiveram medo do decreto do rei. 24 Pela fé, Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha de Faraó; 25 preferiu ser maltratado com o povo de Deus a tirar proveito passageiro do pecado. 26 Isto, porque considerava a humilhação do Cristo uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, pois ele tinha os olhos fixos na recompensa.
O autor da Carta aos Hebreus destaca a firmeza daqueles que guardam sua fé no Senhor. No Antigo Testamento, os pais de Moisés são apresentados como exemplo, pois, movidos pela fé, esconderam o filho do decreto real que ordenava a morte dos meninos hebreus.
O próprio Moisés, foi criado na corte do faraó, poderia ter desfrutado de todas as regalias e privilégios de um membro da família real. Embora não fosse filho biológico do faraó, Moisés tinha o direito de permanecer na corte e usufruir de seus benefícios.
No entanto, Moisés escolheu ficar ao lado de seu povo, pois tinha fé no Deus que salva e liberta da escravidão. Ele preferiu sofrer com seu povo a permanecer no palácio do faraó.
Essa atitude de Moisés prefigura a de Jesus, que se humilhou e se rebaixou ao assumir a nossa humanidade. Jesus se encarnou, preferiu se tornar homem para viver conosco e nos conduzir ao Céu.
O exemplo de Moisés e de Jesus nos mostra que Deus se importa conosco, cuida de nós e se importa com nossos sofrimentos e dificuldades. Ele nos fortalece e permite que tudo o que acontece em nossas vidas nos aproxime Dele.
Que nossos corações, fortalecidos pela fé, não se esqueçam do Deus de Abraão, do Deus de Moisés, que cuida de nós. Que possamos fazer um constante exame de consciência, buscando viver de acordo com a vontade de Deus.
Exame de consciência
Disse Jesus: “Amai-vos uns aos outro como Eu vos amei” (Jo 13, 34)
Tenho tido a coragem de ajudar os meus irmãos a permanecer na fé? Quais pecados cometi hoje e que agora peço perdão?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhorad a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.