
Salmo 26
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor.
Leitura da carta aos Hebreus 8, 8-13
8 De fato, Deus repreendeu-o, dizendo: “Dias virão, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança. 9 Não como a aliança que fiz com os seus pais, no dia em que os conduzi pela mão para fazê-los sair da terra do Egito, pois eles não permaneceram fiéis à minha aliança e eu deixei de me interessar por eles, diz o Senhor. 10 Eis a aliança que firmarei com o povo de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: porei minhas leis em sua mente e as gravarei no seu coração, e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 11 Ninguém mais precisará ensinar o seu próximo, nem o seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’ Pois todos me conhecerão, desde o menor até o maior. 12 Porque terei misericórdia das suas culpas, e não me lembrarei mais dos seus pecados”. 13 Assim, ao falar em “nova” aliança, declarou antiga a primeira. Ora, o que se torna antigo e envelhece está prestes a desaparecer.
O trecho da Carta aos Hebreus que ouvimos hoje, mais extenso que o habitual em nosso programa, é uma citação completa do profeta Jeremias (31, 31-34). Essa passagem é uma das profecias mais claras do Antigo Testamento sobre a vinda de uma Nova Aliança. Se existe uma Nova Aliança, a primeira se torna antiga. A Nova e Eterna Aliança é Cristo e ela estará gravada em nossos corações, e todos nós poderemos conhecer o Senhor.
Ele desceu do céu, encarnou-se, tornou-se homem e viveu entre nós. O próprio Deus! Por isso, todos podem conhecê-lo. Até os dias de hoje, podemos conhecer a Cristo por meio de Sua Palavra e da Tradição da Santa Igreja Católica, onde O encontramos vivo. Através de sinais sensíveis, especialmente pelos Sacramentos, Ele toca as nossas vidas e nos comunica a Sua graça.
Exame de consciência
Disse Jesus: “Amai-vos uns aos outro como Eu vos amei” (Jo 13, 34)
Neste dia senti inveja ou fiz fofocas dos meus irmãos? quais pecados cometi hoje e que agora peço perdão?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.