
Salmo 26, 13-14
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!
Leitura de Gálatas 4, 4-7
4Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, 5para resgatar os que eram sujeitos à Lei, e todos recebermos a dignidade de filhos. 6E a prova de que sois filhos é que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: “Abá, Pai!” 7Portanto, já não és mais escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro; tudo isso, por graça de Deus.
Meditação
Já meditamos anteriormente que em Cristo recebemos a maturidade espiritual. Agora, São Paulo nos fala que no tempo previsto, ou seja, na plenitude dos tempos, Deus nos enviou seu Filho, Jesus Cristo, nascido da Santíssima Virgem Maria. A partir de Cristo, todos podemos invocar a Deus como nosso Pai, porque Jesus, Deus feito homem, ao assumir a nossa carne nos ensinou a chamar Deus de Pai. Em sua humanidade santíssima, Deus nos vê e nos acolhe como Filhos.
Abá significa “Papaizinho”, o que nos leva a perceber que precisamos nos relacionar com Deus com filial confiança. Como uma pequena criança que confia em seu pai, que o chama carinhosamente de papai, também nós devemos lançar para Deus este olhar de confiança, de abandono, pois a Ele devemos entregar nossa vida e toda a nossa história.
Como filhos de Deus, nos tornamos também herdeiros do Reino dos Céus. Pela fé em Cristo nos tornamos filhos, e o batismo nos introduz na herança bem-aventurada do céu. A nossa meta é garantir essa herança, não podemos deixar com que ela se perca, por isso, com o auxílio do Espírito Santo podemos nos lançar com confiança em Deus e alcançar Dele todas as graças necessárias para perseverar na fé.
Exame de Consciência
“Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48).
Luto contra os pecados no meu dia-a-dia? Tenho lutado contra a preguiça e a gula?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.