
Salmo 90, 1-2
Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: "Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente".
Leitura de Gálatas 4, 12-14
12Irmãos, eu vos suplico: sede como eu, pois eu também me tornei como vós. Vós não me ofendestes em coisa alguma. 13Bem sabeis que foi uma debilidade física que me deu ocasião de vos anunciar o evangelho, a primeira vez. 14E não me desprezastes nem rejeitastes em razão dessa minha doença, que era para vós uma provação, mas, ao contrário, me recebestes como um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.
Meditação
Na leitura deste dia, São Paulo pede aos seus irmãos gálatas que o tomem como um exemplo, que o imitem. Como um homem virtuoso, que anuncia fielmente o Evangelho, ele pode, de fato, ser um modelo, pois sua vida é um exemplo de fidelidade à vontade de Deus. No entanto, São Paulo nunca substitui o papel e a centralidade de Cristo, ao contrário, indica o caminho acertado para chegar até Jesus, e seu único desejo é que cada pessoa ame e adore Jesus como único Deus verdadeiro.
Ele recorda que foi num momento de doença que ele teve a oportunidade de anunciar o evangelho àquela comunidade. Devido ao acolhimento que eles lhe deram, nesta ocasião eles receberam muito mais do que ofertaram, pois conheceram Nosso Senhor e aderiram à verdadeira fé.
Também nós, movidos por este exemplo, devemos não somente acolher bem aqueles que sofrem e suportam enfermidades, mas também suportarmos com fé, coragem e fortaleza as enfermidades e dificuldades da vida, encontrando nessas situações, ocasiões de nos unirmos mais perfeitamente à vontade de Deus.
Não devemos nos esquecer que não somente de enfermidades físicas sofremos padecimentos, mas também de muitas enfermidades espirituais. Em tudo isso, precisamos pedir as graças de Deus para saber suportar com boa vontade essas situações e sempre tirar lições de fé e salvação de tudo o que nos acontece.
Exame de Consciência
“Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48).
Vivo sinceramente as virtudes cristãs? Sei estender minha mão àquele que está enfermo?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.