
Salmo 142, 1
Ó Senhor escutai minha prece, ó Meu Deus atendei minha súplica. Respondei-me ó Vós Deus fiel, escutai-me com Vossa justiça.
Leitura da carta aos Hebreus 12, 7-9
7 É para a vossa correção que sofreis; é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige? 8 Pelo contrário, se ficais fora da correção aplicada a todos, então não sois filhos, mas bastardos. 9 Ademais, tivemos os nossos pais humanos como educadores, aos quais respeitávamos. Será que não devemos submeter-nos muito mais ao Pai dos espíritos, para termos a vida?
O autor da Carta aos Hebreus utiliza a analogia da educação parental para ilustrar a correção divina: assim como pais instruem seus filhos a discernir entre o certo e o errado, Deus também nos educa em vista da nossa salvação eterna. São Paulo reforça essa ideia, afirmando que Deus nos trata como filhos. Contudo, o orgulho humano frequentemente nos leva a questionar a sabedoria divina, desviando-nos do caminho da verdade e da vida que Ele nos revela.
Qualquer outro caminho, exceto o de Jesus Cristo, conduz à mentira e à perdição. Por isso, Deus nos corrige para que voltemos nossos olhos para Ele. Essa correção, às vezes, é dolorosa, mas é necessária, porque Deus nos ama e deseja nossa salvação. Somos filhos de Deus e, por isso, somos corrigidos por Ele.
A Carta aos Hebreus assegura que não somos filhos ilegítimos, como aqueles que, na sociedade romana, eram desprovidos dos direitos de herança. Nós somos, na realidade, filhos de Deus, não apenas por criação, mas pela graça e, por isso, temos direito à herança que Jesus Cristo nos alcançou na cruz. E qual é esta herança senão o Céu? Essa é a esperança cristã.
Exame de consciência
O Senhor disse: “Amarás o Senhor teu Deus de todo coração, de toda a tua alma e com toda a tua força". (Mc 12,30)
Tenho amado a Deus mesmo diante das tribulações que Ele permite em minha vida? Quais pecados cometi hoje e que agora peço perdão?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhorad a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.