
Salmo 141, 6-7
A vós grito Senhor, a vós clamo e vos digo: Sois Vós meu abrigo, minha herança na terra dos vivos. Escutai meu clamor, minha prece, porque fui por demais humilhado.
Leitura da carta aos Hebreus 9, 23-26
23 Portanto, as cópias das realidades celestes tinham de ser purificadas dessa maneira; mas as próprias realidades celestes devem ser purificadas com sacrifícios melhores. 24 De fato, Cristo não entrou num santuário feito por mão humana, imitação do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor. 25 E não foi para se oferecer a si muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santuário com sangue alheio. 26 Porque, se assim fosse, deveria ter sofrido muitas vezes desde a origem do mundo. Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pela imolação de si mesmo.
O autor da Carta aos Hebreus recorda a prática do Antigo Testamento, em que os sacerdotes entravam no Santo dos Santos, o local mais sagrado do templo, apenas uma vez por ano. Havia um revezamento entre os sacerdotes, e essa sucessão se perpetuava ano após ano.
Comparando essa realidade com a Nova Aliança em Jesus Cristo, o autor destaca que não há mais uma sucessão de sacerdotes. Nosso Senhor Jesus Cristo é o único e eterno Sumo Sacerdote. Todos os outros sacerdotes que vieram depois dEle participam do Seu sacerdócio e vivem o ministério em nome de Cristo.
Assim, não é mais necessário ingressar no Santo dos Santos como no Antigo Testamento. O que precisamos hoje é mergulhar em Cristo, nosso Sumo Sacerdote, que uniu o céu e a terra. Podemos ir para o céu porque Cristo, como Sumo Sacerdote, se ofereceu como vítima no alto da cruz pela nossa salvação.
Exame de consciência
O Senhor disse: “Amarás o Senhor teu Deus de todo coração, de toda a tua alma e com toda a tua força". (Mc 12,30)
Agradeço a Deus pelos benefícios que recebo d’Ele? Ou vivo reclamando das coisas que me acontecem? Quais pecados cometi hoje e que agora peço perdão?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.