
Salmo 87,2
A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo dia, e de noite se eleva até vós meu gemido.
Leitura de Gálatas 5, 1-4
1É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão. 2Eu, Paulo, vos digo que Cristo não será de nenhum proveito para vós, se vos deixardes circuncidar. 3Mais uma vez declaro, a todo circuncidado, que ele está obrigado a observar a Lei inteira. 4Vós, que procurais a vossa justificação na Lei, rompestes com Cristo: decaístes da graça.
Meditação
Na leitura de hoje vemos que a comunidade dos gálatas havia ouvido a pregação de São Paulo e aderido ao Evangelho, porém, passado um tempo, muitos desejaram retornar às antigas práticas do judaísmo, entre elas a circuncisão. Este costume é semelhante ao que hoje se dá com a cirurgia de fimose, porém, naquela época tinha um grande valor simbólico religioso. Era com esta marca que os meninos eram introduzidos na comunidade judaica e tornavam-se participantes do povo da Antiga Aliança.
Os gálatas ainda não tinham compreendido a clareza e a profundidade do Batismo, pois ele substituiu a antiga circuncisão, visto que por ele recebemos a graça santificante. Cristo havia levado os costumes do Antigo Testamento à plenitude, portanto, já não fazia mais sentido receber a circuncisão. Aqueles que foram batizados se revestiram de Cristo, pertencem a Ele, desse modo, São Paulo recorda aos gálatas que voltar à circuncisão é romper com Nosso Senhor, é fechar-se à graça, por isso, decai-se do estado de santidade ao qual o batismo nos introduz.
Nós também quando pecamos rompemos com Cristo, pois o pecado nos coloca num estado de inimizade com Deus, porque pelo pecado perdemos a graça santificante recebida no batismo. Embora em muitos momentos “passemos a mão” em nossa consciência tentando aliviar a nossa falta de fidelidade ao Senhor, é necessário reconhecer que o pecado nos deixa cegos, nos faz perder de vista nossa verdadeira felicidade. Peçamos a graça de Deus para que nossa consciência jamais fique mórbida em relação ao pecado e saibamos viver na graça a cada dia.
Exame de Consciência
Disse Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei” (Jo 13,34).
Amo meus irmãos como Jesus nos ensinou? Peço a virtude do amor em minhas orações?
Oração das 3 Ave-Marias
Unidos na fé e inspirados na promessa de Nossa Senhora a Santa Matilde, rezemos as três ave-marias, pedindo a perseverança final até o último dia de nossas vidas e que Maria, nossa Mãe nos livre de cair em pecado mortal.
1- Pelo poder que o Pai Eterno te concedeu: Ave Maria…
2- Pela sabedoria que o Filho te concedeu: Ave Maria…
3- Pelo amor que o Espírito Santo te concedeu: Ave Maria…
Por vossa conceição imaculada, ó Maria, purificai nosso corpo e santificai nossa alma.
Oremos
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e ao raiar um novo dia dar graças em sua presença. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
Bênção do Pe. Alex Nogueira
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nos!
- A nossa proteção está no nome do Senhor.
- Que fez o Céu e a Terra.
O Senhor Jesus Cristo esteja contigo para te proteger, esteja à tua frente para te conduzir e atrás de ti para te guardar, olhe por ti, te conserve e te abençoe nesta noite, amém!
A bênção de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Antífona
Com Deus me deito, Com Deus me levanto, Com a graça divina Do Espírito Santo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.