Devoção Popular
Virgem Maria

A Hora da Graça Universal: Graças incontáveis da Rosa Mística

Nossa Senhora Rosa Mística concederá inúmeras graças a todos aqueles que rezarem devotamente a Hora da Graça Universal.

Compartilhar Oração

A Santíssima Virgem Maria sempre solícita e preocupada com os seus filhos revelou-nos que especialmente todo dia 08 de dezembro ela concederia inúmeras graças e benefícios àqueles que fizerem a Oração da Hora da Graça Universal. Esta tradição iniciou-se com a aparição de Nossa Senhora à Pierina Gilli, uma enfermeira que trabalhou no hospital de Montichiari, ao sul da Bréscia, Itália, em 1947. Nessa visão, a Virgem Maria apresentava-se com uma túnica púrpura e um véu branco e no seu peito três espadas cravadas no coração. Profundamente triste disse chorando à Pierina: “Oração, Penitência e Expiação”.  

Algum tempo depois, apareceu novamente à Pierina, mas desta vez com três rosas no lugar das espadas: uma branca, uma vermelha e outra dourada. A bela senhora revelou ser a “Mãe de Jesus e de todos vós” pediu à Pierina que todos orassem pelos sacerdotes, religiosos e religiosas e que todo dia 13 de julho fosse dedicado à “Rosa Mística”. Nessas aparições, Nossa Senhora falou especialmente sobre as vocações sacerdotais e religiosas, pede em favor delas as nossas orações para que consigam cumprir a missão de evangelizar no mundo inteiro e que sejam verdadeiros instrumentos nas mãos de Deus.

Na sétima aparição de 08 de dezembro de 1947, uma multidão estava reunida na Catedral da cidade. Por conta das pessoas, Pierina conseguiu depois de muita dificuldade chegar ao centro da Igreja, começou a rezar o terço quando apareceu a Virgem Maria que lhe disse sorrindo: “Eu sou a Imaculada Conceição. Sou a Mãe da graça, Mãe do Meu Divino Filho Jesus Cristo”. Aqui quero ser chamada de “Rosa Mística” e desejo que todos os anos no dia 08 de dezembro ao meio-dia façam a “Hora da Graça Universal, com que se hão de obter numerosos favores para a alma e para o corpo”.

Naquele mesmo instante dois milagres aconteceram, a cura de uma criança de 6 anos de idade que não andava por causa da poliomielite e de uma moça tuberculosa de 26 anos. Nossa Senhora ainda disse à Pierina: “O Senhor, o meu Divino Filho, concederá grande misericórdia, contanto que os bons não deixem de orar pelos seus irmãos pecadores…o meu desejo de que esta Hora da Graça se difunda e seja praticada em toda a Terra. Os que não puderem ir à Igreja obterão as graças desde que rezem em suas casas...”.

A vidente Pierina Gilli relata que a Virgem Maria fala com preocupação sobre as vocações sacerdotais e religiosas, recorda-nos a necessidade da oração, da penitência e da expiação pela conversão e santificação das almas consagradas a Deus. Como bons filhos façamos com alegria a vontade de nossa Mãe que muitas vezes desce do céu para comunicar a vontade de Deus.

Participe da oração da Hora da Graça Universal neste dia 08 de dezembro ao meio-dia em nosso canal do Youtube Padre Alex Nogueira.

A simbologia da imagem

Há um significado particular para cada uma das três espadas e para cada rosa que apareceram no coração de Nossa Senhora. As espadas representam a escassez das vocações; os pecados mortais dos sacerdotes, religiosos e religiosas; a última espada simboliza a traição dos sacerdotes, religiosos e religiosas que foram infiéis a sua vocação e cometeram a mesma traição de Judas.

Na segunda aparição as três espadas se transformaram em três rosas, deste modo, possuem uma relação: a rosa branca simboliza o espírito de oração pela qual buscamos nos unir a Jesus pedindo-lhe as graças necessárias a nossa salvação e o aumento de vocações santas; a rosa vermelha representa o sacrifício que fazemos pela conversão dos pecadores com o desejo de expiar as ofensas cometidas contra Nosso Senhor e sua Mãe Santíssima, reparar especialmente os pecados que as almas consagradas cometem contra Deus; e a rosa dourada o espírito de penitência de todo cristão para que esses males sejam superados.  

A túnica branca ressalta a pureza e a santidade de Nossa Senhora, os demais detalhes em dourado as graças celestiais da qual é ornada. O capuz retrata o silêncio, a oração e o espírito de recolhimento. As mãos postas com o terço são um convite especial à oração, em particular a reza do Santo Terço em que contemplamos os mistérios da vida de Jesus Cristo. São estes os três pedidos que Nossa Senhora Rosa Mística vem nos fazer: oração, sacrifício e penitência.

Atualmente a Santa Sé concedeu parecer favorável às aparições de Nossa Senhora Rosa Mística. O documento publicado pelo Dicastério para a Doutrina da Fé em 2024 com aprovação do Papa Francisco, declarou que as aparições de Nossa Senhora à vidente italiana Pierina Gilli, falecida em 1991, aos 79 anos, não contém elementos que contradigam diretamente o ensinamento da Igreja Católica sobre a fé e a moral.

Oração da Hora da Graça Universal

A Hora da Graça Universal acontece no dia 08 de dezembro de cada ano ao meio-dia, nesta hora pedimos pela intercessão de Nossa Senhora Rosa Mística as graças que mais precisamos, principalmente as necessárias a nossa salvação eterna. Também rezamos pela Santa Igreja, santificação dos sacerdotes, religiosos e religiosas. Caso não seja possível rezar as orações em uma Igreja pode fazê-las em casa. A Oração da Hora da Graça Universal pode ser rezada unida à meditação das Sete Dores de Nossa Senhora, a récita do Santo Terço ou qualquer outra oração de sua devoção.

Rezaremos todos juntos em nosso canal do Youtube neste dia 08 de dezembro ao meio-dia. Nossa Senhora Rosa Mística concederá inúmeras graças a todos aqueles que rezarem devotamente. Esteja unido a nós neste dia tão especial em que celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria e receba de suas mãos virginais as graças que ela reservou para você.

Supliquemos desde já…

Conceição Imaculada de Maria, por todos os Vossos méritos, abri as portas do Vosso Coração e deixai espalhar pelo mundo todo, graças incontáveis, repletas de bênçãos espirituais e temporais.

Rosa Mística, rogai por nós!