Padre Alex Nogueira

Como vencer o combate espiritual na Quaresma de São Miguel?

De todas as armas com as quais podemos lutar, nenhuma delas é tão eficaz quanto a oração.

Compartilhar Oração

“Não é por acaso uma luta a vida do homem sobre a terra?” - dizia o sábio Jó (7, 1) no tempo da sua provação. Essa sentença não poderia ser mais real e verdadeira. O homem nunca está isento de preocupações, angústias, conflitos e lutas. Essa realidade afeta a vida de todos os homens no convívio com as outras pessoas. Contudo, há um combate muito mais árduo e difícil que acontece no interior de cada um.      

Essa luta é reflexo de uma batalha que aconteceu no Céu, quando Miguel e seus anjos combateram o grande Dragão, a antiga Serpente, e seus anjos, expulsando-os do Céu. Essa luta do bem contra o mal também acontece neste mesmo instante no coração de todo homem que, depois da queda original, se tornou rebelde a Deus.

Mas quem poderá suportar o fardo dessa guerra? Quem sairá vitorioso dessa batalha? Apenas aqueles que abraçarem as armas celestes que Nosso Senhor Jesus Cristo nos indicou.  

Dentre essas armas, a devoção a São Miguel Arcanjo e a oração são fundamentais para vencer esse combate. O Príncipe da Milícia Celeste, muito venerado na Santa Igreja Católica, é reconhecido entre os fiéis e devotos por seu auxílio e proteção, principalmente nas lutas e nos combates espirituais que diariamente enfrentamos. E na oração encontramos as graças necessárias para suportar todas as dificuldades e crescer nas virtudes que mais precisamos para vencer o pecado e fazer a vontade de Deus.  

A oração é tão fundamental e necessária que Santo Afonso Maria de Ligório, conhecido como o “Doutor da Oração”, de modo algum exagera quando afirma: “É certo que quem reza se salva, quem não reza se condena”, pois, de fato, a oração é o “grande meio para conseguir a salvação eterna e todas as graças que queremos de Deus”. Ensina-nos o Santo Doutor que todos aqueles que, infelizmente, se perderam na vida e consequentemente foram condenados, o foram porque não rezaram, não pediram a Deus a graça do arrependimento, da conversão e da salvação. Pois se tivessem pedido com sinceridade a Deus essas graças, teriam alcançado.

Santa Teresa de Ávila nos ensina que a oração é um “trato de amizade com Deus”. É por meio dela que crescemos no amor e adquirimos as virtudes que mais precisamos. Essa amizade com Deus é um relacionamento íntimo com Ele, um diálogo amoroso com Aquele que sabemos que nos ama. Portanto, não se trata de um monólogo, mas de um diálogo onde falamos e, o mais importante, escutamos o que Deus vem falar ao nosso coração.

Os ataques do inimigo infernal

Conscientes da importância da oração, todo aquele que se determina a abandonar o pecado, a rezar bem e ter uma verdadeira vida interior, declara guerra àquele que tem por único objetivo a nossa condenação eterna. Por isso, uma vida de oração profunda e fecunda tem por marca e característica própria o combate espiritual. Pois, Satanás, o grande Dragão, a antiga Serpente (Ap 12, 9), não quer que nos aproximemos de Deus. Com todas as suas forças e com o auxílio dos seus demônios, empregam das mais sutis e sofisticadas artimanhas para nos enganar e fazer perecer no erro e no pecado.

Tão ardiloso é nosso inimigo que faz o bem parecer mal e o mal parecer bem. Com sua perspicácia, esconde o erro em meio à verdade, nos inspira sutilmente inúmeras paixões desordenadas e sugere vícios disfarçados de virtudes. Age como uma serpente astuta que aguarda o momento do bote para nos contaminar com seu veneno mortal, ou como um leão que ruge, procurando a quem devorar.

Nesse combate espiritual, não podemos jamais relaxar ou desanimar. Sigamos o conselho de São Pedro: sejamos sempre “sóbrios e vigilantes” (1 Pd 5, 8) para que, firmes na fé, possamos suportar as dificuldades e sofrimentos da vida na graça de Deus e sair vitoriosos. Lembre-se que o nosso inimigo nunca descansa, nunca dorme e está sempre aguardando o melhor momento para atacar.

Seus ataques acontecem das mais diversas formas: pela tentação, quando ele mesmo quer nos desviar do caminho de Deus, levando-nos a cometer algum pecado ou, ao menos, a consentir nele; por meio dos ambientes que frequentamos, que favorecem circunstâncias para o pecado; ao nos aproximarmos de pessoas que nos afastam de Deus; e ainda, pela sugestão de pensamentos imorais e desejos impuros, aos quais nossas paixões se inclinam.

São tantos os ataques que, sem o auxílio da graça de Deus, facilmente pereceríamos. A oração, por sua vez, também é alvo de sua astúcia: o inimigo tenta desviar nossa atenção para torná-la mecânica, tediosa e infrutífera. O objetivo é nos fazer perder o interesse de rezar.

E, infelizmente, muitas pessoas caem nessa armadilha. Quantos, desde a juventude, não abandonaram a oração por achá-la sem importância ou cansativa?

Não nos enganemos, a realidade que nos cerca é terrível. Precisamos, a todo instante, da graça de Deus para suportar os ataques dos nossos inimigos. A oração é a nossa maior defesa e a fonte de toda força para perseverarmos.  

O auxílio de São Miguel e dos santos anjos

Também neste combate, não estamos sozinhos. Temos ao nosso lado um grande protetor que nos ajuda a vencer com a “virtude divina” todas as ciladas de Satanás. Este é São Miguel Arcanjo, aquele que liderou os anjos do Senhor e guerreou contra o Dragão infernal (Ap. 12, 7-8), a antiga Serpente, que junto com os anjos rebeldes, foram expulsos do Céu para sempre. Com o auxílio de São Miguel, também podemos vencer todas essas batalhas em nossa vida.

São Miguel Arcanjo, protetor da Santa Igreja, também nos ajudará em nossas lutas diárias. Assim como defendeu a honra de Deus, ultrajada pelos anjos rebeldes, e defende a Santa Igreja, ele também nos defenderá e combaterá a nosso favor. Afinal, somos filhos de Deus pela graça, irmãos de Jesus Cristo e por Ele herdeiros dos bens celestes. Se você está passando por lutas, recorra a São Miguel Arcanjo.

Para vencer esse combate temos que estar profundamente preparados, por isso, vamos aprender quais são as estratégias mais eficazes para vencer o combate espiritual. Nos dias 12, 13 e 14 de agosto em nosso canal do YouTube - Padre Alex Nogueira, vamos realizar um retiro em preparação para a Quaresma de São Miguel Arcanjo. Este retiro tem como tema: “Da Oração depende a nossa vitória”.

Nestes dias, você terá a oportunidade de intensificar e aprofundar sua vida de oração, pedir o auxílio e intercessão de São Miguel para vencer esse combate espiritual. Dessa forma, você vai aprender como fazer da oração a grande arma espiritual para lutar nesta Quaresma de São Miguel, que acontece de 15 de agosto a 29 de setembro. Todos os dias estaremos juntos rezando as orações da quaresma e meditando os Salmos.

Neste ano, a cada dia, um Salmo da Escritura Sagrada vai iluminar a nossa vida, nos ajudando a enxergar o poder e a ação de Deus em cada área que precisa ser curada, restaurada e transformada pela graça de Deus. Através dos Salmos encontramos uma sabedoria muito profunda e uma força grandiosa que nos ajuda a perceber mais claramente qual é a vontade de Deus e como podemos lutar com mais perseverança, força e uma fé inabalável.  

Para participar do Retiro, Clique aqui e faça a sua inscrição. Ao se inscrever, você também receberá materiais gratuitos para te ajudar a viver bem a Quaresma de São Miguel.

A Quaresma de São Miguel Arcanjo é um tempo de muita oração, combate e crescimento espiritual. Para alcançar as graças que você deseja e colher bons frutos dessa quaresma, procure fazer esta preparação, com certeza, sua quaresma de São Miguel será extraordinária.

Com humildade, reconheça diante de Deus as suas fraquezas e pecados; faça um bom exame de consciência e peça perdão deles ao sacerdote. Com confiança na misericórdia divina, não tema em aproximar-se de Jesus Cristo, que tanto nos ama e deseja a nossa santificação e salvação. Mas lembre-se que, para progredir na graça divina, é preciso perseverar na vida de oração.

Nos ensinam os santos que a vida interior é a verdadeira vida do homem. Contemplemos, assim, o exemplo deles: tão recolhidos, entregues à vontade de Deus e à oração. Nesta Quaresma, inspire-se na vida dos santos e viva intensamente os momentos de oração. Hoje é tempo de combater, tempo de progredimos na oração para alcançar a vitória sobre nossos inimigos espirituais. No entanto, estejamos certos de que “não há maior vitória do que vencer a si mesmo”. Este é, de fato, o combate mais importante e o mais necessário que precisamos travar.

Esse ensinamento de Santo Inácio de Loyola reflete de forma luminosa a instrução de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos pede para renunciarmos a nós mesmos e assumirmos com amor as cruzes diárias (cf. Mt 16, 24). Todo cristão deve buscar viver com perfeição essa máxima do Santo Evangelho, seguindo o exemplo do Divino Mestre e conformando-se inteiramente à vontade de Deus.  

Estamos em guerra! Esta luta muitas vezes não é perceptível, mas é mais real do que você pode imaginar. Como ela terminará? Isso só depende de você. O nosso inimigo é, de fato, forte e perspicaz. Mas o auxílio de São Miguel Arcanjo e a Oração são infinitamente mais fortes que as forças do mal. Venha, junte-se a nós nesta Quaresma e lute com o poder da oração, ao lado de São Miguel, para derrotar todos os inimigos da sua salvação.  

Não se esqueça de fazer a sua inscrição para o Retiro “Da Oração depende a nossa vitória”, Clique aqui e faça parte da grande família de almas que vai estar unida ao padre Alex para vencerem as batalhas nesta Quaresma de São Miguel.

São Miguel Arcanjo, rogai por nós e defendei-nos no combate!    

Referências

[1] Santo Afonso Maria de Ligório. A Oração: O grande meio para alcançarmos de Deus a salvação e todas as graças que desejamos. 4ª ed. Aparecida, SP: Editora Santuário, 1992, p. 39.

[2] Ibid, p. 05.

[3] Santa Teresa de Ávila. Livro da Vida. Cap. 8.

[4] Santo Inácio de Loyola. Exercícios Espirituais.