Os tempos de Quaresma são momentos fortes de oração em que durante quarenta dias nos esforçamos para viver mais intensamente as obras de piedade que nos ajudam no caminho da salvação. Todo ser humano é marcado pelo pecado e suas consequências, temos dentro de nós uma tendência ao egoísmo, uma inclinação concupiscível para as obras da carne, por isso, São Paulo disse acertadamente: “Mortificai os vossos membros, isto é, o que em vós pertence à terra” (Cl 3,5). Também Nosso Senhor nos fala da importância de fazer penitência para transformar nosso interior e vivermos a vida nova no Espírito: “Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15), e ainda nos recorda do perigo espiritual de não lutar contra o pecado: “Se não fizerdes penitência, perecereis todos do mesmo modo” (Lc 13,3).
Durante a Quaresma de São Miguel viveremos um grande combate espiritual e queremos obter o Triunfo na Batalha. Mas ninguém vencerá esse combate se não utilizar as armas que Deus nos dá para reprimir em nós o que há de mal.
“A penitência interior é uma reorientação radical de toda a vida, um retorno, uma conversão para Deus de todo nosso coração, uma ruptura com o pecado, uma aversão ao mal e repugnância às más obras que cometemos. Ao mesmo tempo, é o desejo e a resolução de mudar de vida com a esperança da misericórdia divina e a confiança na ajuda de sua graça.” (CIC 1431).
Muitos católicos, por falta de orientação, não escolhem adequadamente uma penitência para o período quaresmal e acabam, ou não mudando de vida, ou simplesmente abandonando a prática penitencial no meio do caminho. Há pessoas que fazem abstinência de doces com a intenção de perder uns quilinhos, outros fazem abstinência de frituras para baixar o nível de colesterol, outros param de utilizar o ar-condicionado para diminuir o valor da conta de energia. Embora todos esses exemplos de penitências sejam lícitos, eles estão sendo realizados com a motivação totalmente errada, há apenas um egoísmo em benefício próprio, não há uma olhar voltado para Jesus, um desejo de conversão interior, uma busca por uma vida mais virtuosa.
Para escolher adequadamente uma penitência é necessário estar atento a alguns critérios importantes que ajudarão a combater os principais defeitos que existem na sua alma.
1º - Seja sincero diante de Deus: Deus conhece o nosso coração e sabe melhor do que nós o que nos impede de crescermos na vida espiritual. Ele quer que sejamos sinceros diante Dele ao nos propormos certas mudanças de vida. Por isso, em espírito de oração peça ao Senhor que te ajude a escolher a melhor penitência, suplique ao Espírito Santo que te ilumine para que você conheça o que está te impedindo de progredir na vida espiritual.
2º - Identifique seu efeito dominante: Todos nós temos defeitos que precisam ser corrigidos. Podem ser defeitos próprios dos pecados cometidos no passado ou simplesmente fraquezas de caráter. A verdade é que há em nós uma inclinação desordenada que prevalece sobre todas as outras. Procure enxergar qual defeito predomina mais em sua vida, pois em geral ele é a raiz de todos os outros. Esse defeito pode ser a preguiça, a gula, o julgamento temerário, o apego às coisas e pessoas, o medo do sofrimento, a vaidade, o orgulho, a ira, a impaciência, entre outros.
3º - Escolha uma penitência que combata o seu defeito dominante: Conhecida a causa de nossas fraquezas, agora é necessário escolher um remédio para esse mal. A escolha da penitência deve ser algo que possa reprimir tal defeito em nós. Por exemplo: se me percebo uma pessoa impulsiva, devo escolher como penitência o silêncio e só falar quando for perguntado. Se percebo que sou uma pessoa gulosa, devo me propor a fazer jejum ou tirar algum alimento que gosto, ou ainda comer algo que não gosto. Portanto, a vitória sobre os nossos defeitos e pecados só ocorre com privações, abraçando a cruz e fazendo triunfar a vontade de Deus sobre a alma e o corpo.
Apresentamos abaixo uma lista com diversas penitências que você pode escolher para praticar durante a Quaresma de São Miguel e em outros momentos da sua vida que te ajudarão a corrigir seus defeitos e más inclinações.
Dicas de penitências para a Quaresma
- Jejuar uma ou duas vezes na semana;
- Comer alimentos que não gosta;
- Retirar o açúcar do café, chá e sucos;
- Não comer doces ou chocolates;
- Não consumir bebidas alcoólicas;
- Não consumir refrigerante;
- Comer mais legumes e verduras, principalmente os que não gosta;
- Retirar alimentos que gosta muito: pão, arroz, café, etc;
- Dormir sem travesseiro;
- Tomar banho frio;
- Praticar o silêncio, principalmente quando não pediram sua opinião;
- Usar as escadas ao invés do elevador;
- Rezar sempre de joelhos;
- Acordar mais cedo do que o habitual para fazer as orações;
- Não ouvir músicas seculares;
- Não usar o ar-condicionado;
- Fazer os serviços mais incômodos da casa ou do trabalho;
- Não reclamar de nada que te aconteça;
- Visitar um doente por semana, seja em casa ou no hospital;
- Dar esmolas;
- Não assistir TV;
- Assistir à Santa Missa diariamente;
- Ler um livro sobre a vida de um santo;
- Não comer carne mais vezes na semana, além da sexta-feira;
- Descer um ponto antes do ônibus e fazer uma parte do caminho à pé;
- Dormir no horário, mesmo sem vontade;
- Visitar o Santíssimo Sacramento todos os dias;
- Ajudar pessoas que estão passando necessidades;
- Beber água apenas na temperatura ambiente;
- Visitar idosos, principalmente em asilos e casas de repouso;
- Deixar de usar as redes sociais durante alguns dias ou durante toda a quaresma.
- Visitar o cemitério e rezar pelas almas do purgatório;
- Rezar o Santo Terço ou o Rosário diariamente;
É importante ter prudência e moderação ao escolher a penitência para a Quaresma. Escolha apenas uma ou no máximo duas práticas penitenciais que te ajudem e que você seja capaz de praticar. Por exemplo, se você nunca reza o terço, não comece pelo Rosário, mas apenas um terço por dia. Deus se alegra mais com a qualidade de nossas obras do que com a quantidade. Lembre-se que é preciso cumprir a penitência com amor e resignação, e não agir com soberba escolhendo penitências fora da sua capacidade e fazê-las de qualquer jeito.
São Miguel Arcanjo, Príncipe das Milícias Celestes, Rogai por nós!