Santa Ângela Meríci - 27 de janeiro

Santa Ângela Meríci, rogai por nós!

Compartilhar Oração

A história de Santa Ângela Meríci

Santa Ângela Meríci nasceu no ano de 1470, na região norte da Itália. Tinha uma irmã e foi educada em uma família pobre e humilde, porém com profundos valores cristãos. Essa família ensinou a Ângela o caminho da honestidade e da virtude. Ainda criança, ficou órfã e, junto com sua irmã, teve de ser cuidada pelo tio em outra cidade, Salò. Lá, educadas pelo tio, ambas tinham o desejo de viver afastadas das pessoas, em uma experiência eremítica de contemplação e solidão. Fugiram de casa e foram para uma gruta. Todos, desesperados à procura das meninas, as encontraram. Elas pediram desculpas e voltaram para a casa do tio, onde permanecem reclusas em oração.

Ângela passou pela dor da perda de sua irmã, que era muito companheira, e ficou só. Aos 13 anos, fez a primeira comunhão e ingressou na Ordem Terceira Franciscana. Passou por outra experiência de perda: a morte do tio. Depois disso, voltou para a terra natal, onde já nutria no coração o desejo de uma vida mais próxima de Deus. Teve uma visão na qual Deus lhe mostrava donzelas cuidando da educação de meninas e pediu que fundasse um grupo de mulheres para cuidar da educação da juventude feminina.

Assim se fez: Ângela cumpriu o pedido de Nosso Senhor e fundou um grupo de mulheres que começaram a educar as moças de seu tempo. Esta obra começou a crescer e muitos lugares pediam que se fundasse este estilo de escolas. Mais tarde, em 1525, Ângela apresentou ao Papa o projeto de uma congregação religiosa para a educação de meninas, sendo abençoada por ele. Continuou desenvolvendo o projeto e fez uma peregrinação à Terra Santa. Durante a peregrinação, ficou cega, mas contemplou os lugares santos com o olhar do coração. No retorno, o navio se extraviou e parou em uma ilha. Nesta ilha, havia um crucifixo milagroso. Ela fez um pedido e ali foi atendida: voltou a enxergar.

Retornou para suas obras sociais com as meninas e pôde desenvolver a congregação religiosa, já consolidada, chamada Irmãs Ursulinas. Com o tempo, as Irmãs Ursulinas, concretizadas como ordem religiosa, fizeram os votos religiosos e passaram a uma vida contemplativa, de profunda e intensa oração. Santa Ângela sempre trouxe no coração o ímpeto de levar a boa educação, a virtude e a fé para as meninas.

De Santa Ângela, aprendemos que devemos ter o ímpeto de cuidar da educação de nossas crianças, adolescentes e jovens, para que encontrem o caminho da virtude em todo momento. Santa Ângela queria que todos fossem educados para crescer na fé e nos conhecimentos intelectuais, mas sempre no caminho da sabedoria divina, da inteligência como dom do Espírito Santo. Que não abandonemos esta realidade do ensino para a virtude, e não qualquer tipo de virtude, mas a verdadeira virtude ensinada por Jesus Cristo, a virtude que é vivida através da graça de Deus.

Oração a Santa Ângela de Meríci

Ó Deus, que a Santa Virgem Ângela meríci nos recomende ao vosso amor de Pai, para que seguindo seus exemplos de caridade prudência, sejamos fiéis aos vossos ensinamentos proclamando-os em nossa vida. Que por suas preces alcancemos, segundo a vontade de Deus, o que pedimos nesta oração. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.