
A história de Santo Tomas de Aquino
Em 28 de janeiro, a Igreja celebra a memória de Santo Tomás de Aquino, o doutor angélico da Igreja. Nascido em 1225 na Itália, em um castelo próximo a Aquino, ele recebeu instrução intelectual desde pequeno. Aos cinco anos, estudou no Mosteiro de Monte Cassino e, mais tarde, desenvolveu seu desejo pela vida religiosa. Contrariando sua família, ingressou na ordem dos dominicanos, onde foi ordenado sacerdote e se tornou professor.
Santo Tomás de Aquino possuía grande virtude intelectual e sabedoria que vinha dos céus. Ele só pôde escrever toda a sua obra porque Deus agiu em sua vida e lhe permitiu. Discípulo de Santo Alberto Magno, recebeu instruções em filosofia e teologia. Reconhecido como filósofo e teólogo, releu muitas obras de Aristóteles, interpretando-as à luz da fé cristã. Sua relevância para os estudos de teologia é tamanha que o Concílio Vaticano II o recomenda como mestre na vida teológica em dois documentos. Ele é modelo de teólogo e filósofo para a formação sacerdotal e para a educação dos leigos.
Santo Tomás de Aquino buscava a verdade e o encontro com Cristo através de seus estudos, emergindo no mistério de Cristo sem descuidar da oração e da humildade. Apesar de seus dons intelectuais, era humilde, e foi nessa humildade que Deus realizou grandes coisas. Uma de suas obras mais conhecidas é a Suma Teológica, um monumento da teologia cristã católica. Ele não conseguiu concluí-la, pois, perto do fim de sua vida, teve uma visão em que ouviu: "Tomás, escreveste muito bem de mim, o que queres?". Santo Tomás respondeu: "Só quero uma coisa, só quero a ti, Senhor!". Ele poderia ter feito pedidos mundanos, mas pediu o essencial: Cristo.
Impressionado com o mistério que contemplou por graça divina, suspendeu seus escritos. No final da vida, a caminho do Concílio de Lyon, faleceu santamente com os olhos fixos em Jesus, seu maior tesouro.
Santo Tomás nos ensina que precisamos, através de nossa liberdade, desenvolver os dons e virtudes que recebemos de Deus para o bem comum. Ele fez muito bem na história da Igreja e ensinou a muitos o caminho da verdade. O que interessa na filosofia é o encontro com a verdade, e o que nos interessa na teologia é mergulhar no mistério de Jesus Cristo, no mistério de Deus, através da razão e dos dons e virtudes que Ele nos concede, para alcançarmos, no fim da vida, a salvação eterna. Santo Tomás nos ensina o caminho seguro, um caminho que nos leva ao encontro da Verdade na filosofia e de Jesus Cristo na teologia.
Oração a Santo Tomás de Aquino
Ó Deus, que tornastes Santo Tomás de Aquino um modelo admirável, pela procura da Santidade e amor à ciência Sagrada, dai-nos compreender seus ensinamentos e seguir seus exemplos. Que por suas preces alcancemos, segundo a vontade de Deus, o que pedimos nesta oração. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.