São João de Brito - 04 de fevereiro

São João de Brito, rogai por nós!

Compartilhar Oração

A história de São João de Brito

No dia 4 de fevereiro, a Igreja recorda São João de Brito, um santo português nascido em Lisboa, em 1647. Sua família lhe proporcionou uma educação cristã católica, e desde cedo ele manifestou seu amor a Deus e sua vocação para a vida religiosa. Ainda adolescente, aos 14 anos, já expressava o desejo de ser missionário na Índia.

Seguindo o impulso de seu coração, João de Brito ingressou na Companhia de Jesus, onde se destacou nos estudos e foi ordenado sacerdote. No entanto, seu anseio por ser missionário na Índia ainda não havia sido realizado. Ele escrevia frequentemente a seus superiores, pedindo que o enviassem para aquelas terras assim que possível.

Seu desejo foi finalmente atendido, e João de Brito partiu para a Índia, onde se dedicou mais de 20 anos à evangelização. Converteu milhares de hindus à fé em Jesus Cristo, que o procuravam para receber o batismo. No entanto, sua pregação e seu sucesso em converter tantos hindus despertaram a ira de alguns líderes religiosos locais, que o perseguiram e o prenderam.

São João de Brito foi martirizado de forma cruel. Teve suas mãos e pés amputados e, em seguida, foi morto por espada. Seu corpo foi exposto em praça pública como uma tentativa de dissuadir outros de acreditarem em Jesus Cristo. No entanto, como sabemos, o sangue dos mártires é semente de novos cristãos, e o sacrifício de São João de Brito apenas fortaleceu a fé na região.

São João de Brito possui uma ligação especial com o Brasil. Em 1687, ele passou pela Bahia, onde ficou por um tempo no colégio dos Jesuítas. Durante sua estadia, pregou e incentivou muitos jovens a se tornarem missionários na Índia, demonstrando seu zelo pela propagação do Evangelho.

São João de Brito terminou sua vida com o martírio no ano de 1693. Hoje, pedimos sua intercessão por todos os missionários espalhados pelo mundo, para que sejam fortalecidos pelo Espírito Santo e perseverem em sua missão de levar Jesus Cristo e a salvação das almas.

Oração a  São João de Brito

Deus eterno e todo-poderoso que destes a São João de Brito a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-nos por sua intercessão suportar por vosso amor as adversidades e correr ao encontro de vós, que sois a nossa vida. Que por suas preces alcancemos, segundo a vontade de Deus, o que pedimos nesta oração. por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.