
A história de São Paulo Miki e companheiros mártires
No dia 6 de fevereiro, a Igreja recorda o martírio de São Paulo Miki e seus companheiros mártires. São Paulo Miki, um japonês nascido em 1564, era filho de um militar samurai e foi educado na fé cristã. Ainda jovem, despertou sua vocação para a evangelização e a vida religiosa.
Após estudar em um colégio jesuíta, tornou-se irmão jesuíta com a intenção de se tornar sacerdote. Na época, não havia bispo na região para ordená-lo, portanto, não conseguiu ser ordenado sacerdote. Como religioso, São Paulo Miki se dedicou à pregação do Evangelho aos seus irmãos japoneses, convertendo muitos à fé cristã.
No século XVI, o Japão permitia o crescimento do catolicismo, e diversas congregações religiosas atuavam na evangelização, o que resultou em um grande número de católicos no país. No entanto, uma mudança política, com a conquista da Coreia pelo Japão e o rompimento de relações com a Espanha, desencadeou uma perseguição aos católicos. Muitos foram expulsos do Japão, mas alguns escolheram permanecer, entre eles São Paulo Miki e seus companheiros mártires.
Além de outros religiosos, havia também leigos nesse grupo de mártires, com destaque para três adolescentes que decidiram permanecer fiéis à sua fé: Tomás Kozaki, de 14 anos, Antônio, de 13 anos, e Luís Ibaraki, de 11 anos. Esses jovens poderiam ter negado Jesus e sobrevivido, mas escolheram morrer por sua fé católica, juntamente com São Paulo Miki e outros companheiros.
Ao todo, 26 homens e mulheres, entre leigos, religiosos e um padre, morreram pela fé em Jesus Cristo nas terras do Japão. Eles foram crucificados no Monte Nagasaki, também conhecido como Monte dos Mártires, entregando suas vidas como testemunho de sua fé.
Oração a São Paulo Miki e companheiros mártires
Ó Deus, força dos Santos que em Nagasaki chamastes a verdadeira vida São Paulo Miki e seus companheiros pelo martírio da cruz, concedei-nos por sua intercessão perseverar até a morte na fé que professamos. Que por suas preces alcancemos, segundo a vontade de Deus, o que pedimos nesta oração. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.