
A histório de Santa Jacinta de Mariscotti
No dia 30 de janeiro, a Igreja recorda Santa Jacinta de Mariscotti. Nascida com o nome de Clarissa, em Roma, no ano de 1585, ela teve uma infância privilegiada em uma família abastada. Clarissa, que mais tarde seria chamada de Jacinta na vida religiosa, tinha uma irmã mais nova. Enquanto ela estudava em um colégio de freiras, sua irmã se casou. Movida pela vaidade e pelo orgulho, Clarissa sentiu-se injustiçada, pois acreditava que o casamento deveria ser seu por direito. Revoltada, confrontou seu pai, que, diante da situação, decidiu enviá-la para um convento.
Ao ingressar na Ordem Terceira Franciscana, Clarissa assumiu o nome de Jacinta e, mantendo seus hábitos de luxo, mandou construir um quarto particular com mobília luxuosa, diferente das demais irmãs. Seu hábito era feito de seda e dos melhores tecidos da época, custeados por seu pai. Apesar de sua vida de aparências, Jacinta demonstrava temor a Deus e piedade. Conhecia bem as verdades da fé, mas lutava contra a vaidade e o orgulho.
Deus, em sua infinita misericórdia, usou o sofrimento para trazer Jacinta de volta ao caminho da salvação. Com a morte de seu pai e uma grave doença que a deixou acamada, ela se viu diante da fragilidade da vida. Um padre franciscano foi chamado para atendê-la em confissão. Ao entrar em seu quarto luxuoso, o padre a repreendeu, dizendo que ela estava no caminho do inferno e que só a atenderia se ela se arrependesse de sua vaidade e mau exemplo.
As palavras do padre comoveram Jacinta, quebrando seu orgulho e vaidade. Arrependida, ela pediu perdão às irmãs por sua conduta e se desfez de todo o luxo que a cercava. Passou a usar o hábito mais simples, vendeu seus bens e usou o dinheiro para ajudar os pobres.
A conversão de Jacinta foi profunda e duradoura. Ela abandonou a vaidade e o orgulho, abraçando a humildade e o serviço ao próximo. Encontrou na vida religiosa sua verdadeira vocação, dedicando-se aos pobres e necessitados.
A história de Santa Jacinta nos ensina que a conversão é sempre possível, mesmo para aqueles que parecem estar perdidos. Deus, em sua infinita bondade, nos oferece oportunidades para mudarmos de vida e encontrarmos o caminho da salvação. Que ela interceda por nós para que também saibamos ouvir a voz de Deus e abandonar o pecado, trilhando o caminho da conversão e da salvação.
Oração a Santa Jacinta Mariscotti
Ó Deus, concedei-nos pelas preces de Santa Jacinta de mariscotti a quem destes perseverar na imitação do Cristo pobre e humilde seguir a Nossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Que por suas preces alcancemos, segundo a vontade de Deus, o que pedimos nesta oração. Por Cristo, nosso senhor. Amém.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.