Manhã de Luz - 01 de agosto - O dia do juízo vem

No fim dos tempos, os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos.

1 Aug
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 13,47-53)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47 "O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48 Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49 Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50 e lançarão os maus na fornalha de fogo. E ai, haverá choro e ranger de dentes. 51 Compreendestes tudo isso?" Eles responderam: "Sim". 52 Então Jesus acrescentou: "Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas". 53 Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

Esta parábola contada por Jesus remete à realidade do fim dos tempos, assim como em outras do capítulo 13 do Evangelho de São Mateus, recorda o sétimo artigo do Credo, Símbolo dos Apóstolos: “Donde há-de vir a julgar os vivos e os mortos”. Desta vez Nosso Senhor compara o Juízo Universal a uma grande pescaria, a rede é lançada ao mar e quando é puxada traz vários tipos de peixes. Os peixes figuram aqueles que se converteram e seguiram o caminho de Cristo e também aqueles que não se converteram.

Seja como for, no fim dos tempos prestaremos contas a Deus pela forma que vivemos neste mundo, esta vida que é um dom, um presente que dEle recebemos. De tudo aquilo que recebemos  neste mundo precisamos ser bons administradores, fazer bom uso delas, mas sem apego, precisamos estar sempre prontos para Deus, livres para o Senhor. Conscientes que a recompensa eterna é para aqueles que decidiram pelo caminho de Cristo, salvarão esta que foi conquistada pelo preço do Seu preciosíssimo Sangue.

Os que por livre vontade recusam o seguimento de Jesus Cristo, condenam-se não porque Deus queira, mas porque eles mesmos rejeitaram a salvação que vem de Deus. Que neste dia o Senhor nos ajude a tomar a decisão de segui-lo em qualquer circunstância, conscientes que um dia prestaremos contas a Ele do mal que fizemos e do bem que deixamos de fazer, tenhamos sempre os olhos voltados para o céu e nada neste mundo poderá nos separar do Seu amor.          

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.