
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 15,1-3.11-32)
Naquele tempo, 1 os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2 Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3 Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11 “Um homem tinha dois filhos. 12 O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13 Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14 Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15 Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16 O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. 17 Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome’. 18 Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19 já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. 20 Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o, e cobriu-o de beijos. 21 O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. 22 Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23 Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24 Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa. 25 O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26 Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27 O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’. 28 Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29 Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30 Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’. 31 Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32 Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado’”.
No capítulo 15 do Evangelho de São Lucas, encontramos três parábolas que revelam a profundidade da misericórdia divina. Hoje, refletimos sobre a parábola do filho pródigo, que, movido pelo desejo de “liberdade”, decide reivindicar sua parte da herança e aventurar-se em uma vida distante do lar paterno.
Nesta reflexão, destacamos o momento crucial do arrependimento do filho pródigo. Após esbanjar toda a sua herança em uma vida de excessos, ele se encontra em uma situação de miséria e solidão. Nesse momento, a consciência o confronta com seus erros. Arrependeu-se e tomou a decisão de abandonar aquela vida e voltar para casa do seu pai. Foi pedir perdão ao pai, na condição de que não fosse mais considerado como filho, mas sim tratado como simples empregado.
Essa parábola nos mostra o cuidado de Deus para conosco e o lugar que devemos ocupar. Deus trata cada pecador que verdadeiramente se arrepende como o pai desta parábola: acolhe com bondade e alegria o filho que volta para casa. Nosso lugar é no coração amoroso de Jesus, e não nas coisas passageiras deste mundo. Podemos até usufruir delas, mas sem depositar nelas nossa esperança e confiança.
Verdadeiramente, só encontramos consolo, perdão e misericórdia no coração chagado de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nesta oração da manhã, tome a decisão de voltar para a casa do Pai, Nosso Senhor está pronto para nos perdoar, Ele nos espera.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.