Manhã de Luz - 19 de março - São José: O Justo Guardião da Sagrada Família

"Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado".

31 Mar
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus  (Mt 1, 16.18-21.24a)

16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20 Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24a Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

No Evangelho da solenidade de São José, encontramos elementos fundamentais para compreender sua figura. Hoje, na Sagrada Liturgia, meditamos o Evangelho de Mateus, mas também podemos meditar o de São Lucas. No versículo 19, José é chamado de “justo”, um termo que, na época, designava um homem fiel à lei de Deus, cumpridor e aberto à Sua vontade. São José é, portanto, um modelo para nossa caminhada de fé.

Em sonho, São José recebe uma manifestação divina através de um anjo e, com coragem, responde “sim” à proposta de Deus. Anteriormente, São José, homem justo, demonstra cuidado especial por Maria, não querendo que ela seja prejudicada pela gravidez concebida pelo Espírito Santo.

A intervenção divina revela a capacidade de São José de custodiar, proteger e cuidar da Sagrada Família de Nazaré. Por isso, ele recebe de Deus dons e virtudes para cuidar de Maria, concebida sem pecado original, e de Jesus Cristo, o Filho Eterno, os maiores tesouros do Deus Altíssimo.

O Evangelho também manifesta o significado do nome de Jesus: “Deus salva”. É através da Sagrada Família de Nazaré que Jesus cresce e traz a salvação à humanidade. São José é chamado de “pai putativo” de Jesus, termo do latim putare que significa “considerado” ou “suposto”. São José não é o pai biológico de Jesus, mas é considerado como tal, pois aceitou a missão de cuidar e educar o Menino Jesus junto com Maria.

São José, mesmo não sendo o pai biológico, é o pai que aceitou essa função com justiça e santidade. Que, neste dia, São José interceda por todas as famílias, para que sejamos cuidados por ele e permaneçamos no caminho de Jesus. Assim, pedimos a intercessão de São José e de sua Santíssima esposa, a Virgem Maria, para que possamos caminhar juntos seguindo os passos de Jesus.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.