
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 13,1-9)
1 Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2 Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3 Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4 E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5 Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6 E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7 Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 8 Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9 Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.
No terceiro domingo da Quaresma, o Evangelho nos convida à conversão e a dar frutos para Deus. Naquele tempo, os judeus tinham o próprio Filho de Deus diante de si, Jesus Cristo. Contudo, mesmo após inúmeros sinais, muitos permaneciam incrédulos e impenitentes, rejeitando Seus ensinamentos, negligenciando a penitência e, consequentemente, não se convertendo.
Então, Jesus recorda dois eventos que causaram lamento e desolação entre o povo: o massacre de alguns galileus mortos por Pilatos e o desabamento da torre de Siloé, que vitimou várias pessoas. Jesus adverte seus ouvintes, mostrando que eles eram tão pecadores quanto os que morreram e que, se não se convertessem, mereceriam o mesmo destino, por rejeitarem o Messias.
Em seguida, Jesus conta a parábola da figueira. Toda figueira deve dar frutos no tempo certo. Se, após repetidas tentativas, o dono não encontrar frutos na época da colheita, a figueira deve ser cortada para que deixe de inutilizar a terra. Assim, Jesus, nosso Senhor, vem no tempo oportuno colher os frutos que produzimos durante a vida. E quais frutos nós devemos oferecer? Certamente, os frutos de uma vida virtuosa, especialmente o fruto do amor e do perdão, em um contexto de fé.
Que saibamos dar bons frutos, acolhendo Jesus, praticando a penitência e vivendo seus mandamentos. Este tempo da Quaresma é propício para que nossos corações se voltem para Deus, nosso Senhor. Que Jesus nos conceda, pelo Espírito Santo, a graça de frutificarmos e reconhecê-Lo como nosso Senhor e Salvador.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.