Manhã de Luz - 27 de março - O demônio trabalha incansavelmente pela nossa perdição

"Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”.

31 Mar
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 11,14-23)

Naquele tempo, 14 Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15 Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16 Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17 Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18 Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19 Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20 Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21 Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22 Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23 Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”.

No Evangelho de hoje, Jesus enfrenta uma acusação: dizem que Ele só é capaz de expulsar demônios pelo poder de Belzebu, outro demônio. Diante dessa acusação, Jesus chama a atenção para a lógica absurda dessa afirmação, dizendo: “Como poderia o próprio demônio expulsar demônio? Se fosse assim, seu reino estaria dividido, e os demônios ruiriam”.

Na realidade, o objetivo de todos os demônios é nos desviar do caminho da salvação que Deus nos preparou. Por isso, observamos que os demônios estão unidos com esta finalidade: nos levar à condenação eterna. Eles ardem de inveja, pois Deus nos salvou no alto da cruz e nos abriu novamente as portas do Céu. Por isso, querem, de todo modo, que nos percamos, pois para eles não há mais retorno, estão obstinados em seu orgulho. Agora, fazem de tudo para que o homem tenha a mesma sorte que eles.

Desse modo, devemos perseverar na luta contra as forças do mal. O demônio, com sua maldade, quer nos desviar do caminho da salvação. E aqui, Jesus nos dá o exemplo do homem forte, bem armado, que cuida de sua casa. Se aparecer um homem mais forte, este será capaz de derrotá-lo e tomar seus bens. Essa comparação mostra que o demônio tinha poder sobre nós, mas agora, com a chegada de alguém muito mais forte, que é o próprio Deus, esse poder foi destruído.

E então, se nós decidirmos por Deus, estaremos seguros, mas é claro, sempre perseverando na graça, perseverando na virtude, para permanecermos assim seguros em Deus. As tentações não desaparecerão de nossa vida, mas se nós estivermos fortalecidos com a graça de Deus poderemos derrotá-las pelo poder de Deus, que em nós se realiza através de Sua graça.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.