Manhã de Luz - 25 de março - O Sim que mudou a história da humanidade

"Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!"

31 Mar
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Lc 1,26-38)

Naquele tempo, 26 o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" 29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". 34 Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" 35 O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível". 38 Maria, então, disse:"Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.

Com grande alegria, celebramos a solenidade da Anunciação do Senhor. Este Evangelho revela que Deus se uniu à nossa humanidade no ventre da Virgem Maria. A anunciação do arcanjo é a mensagem de salvação para todos os homens, cujo início se deu com o "faça-se" de Maria.

Deus, concedeu ao ser humano a liberdade de escolha, assim ao enviar o anjo para pedir o consentimento de Maria, aguardou uma resposta. A Virgem Maria, em sua humildade, respondeu “sim” à vontade de Deus. No versículo 28 vemos a saudação do anjo: “Alegra-te, cheia de graça”. Essa saudação revela a plenitude da graça divina em Maria, que, por um privilégio singular, é Imaculada, sem nenhuma mácula de pecado.

Em Maria o Verbo Eterno uniu-se à humanidade para restaurar a comunhão divina no homem decaído pelo pecado original desde a queda no Jardim do Éden. Este é o mistério que chamamos de Encarnação: o Verbo divino se fez carne, habitou entre nós. Este é o grande mistério da Encarnação que celebramos hoje, e nos ensina a sermos prontos a responder “sim” à vontade de Deus.

Maria é para nós exemplo de resignação à vontade divina. Fazer a vontade de Deus é a melhor decisão que podemos tomar. Que saibamos mergulhar no mistério de Deus e, mesmo que seja difícil renunciar à nossa vontade, voltemos os olhos para o exemplo da Virgem Maria, que soube dizer “sim”. Nesta oração da manhã, que o Espírito Santo, que desceu sobre a Virgem Maria, também venha em nosso auxílio e nos ajude a perseverar na graça e a fazer com perfeição a vontade divina.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.