
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 5, 17-19)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17 “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18 Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19 Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.
Quando Jesus fala da Lei e dos Profetas, está se referindo a todo o Antigo Testamento, que segue a Lei de Moisés e os anúncios proféticos feitos ao povo de Israel. Ao preparar a vinda do Messias, a Antiga Aliança conduzia e corrigia o povo, principalmente para que abandonassem o caminho do pecado, da idolatria, e aceitassem o Deus Único e Verdadeiro.
Assim, através da Lei e dos Profetas, Deus preparou o povo eleito, guiando-o e cuidando dele por meio de Seus ensinamentos. Este povo, muitas vezes, errou em sua conduta, caiu no pecado e se afastou da Aliança firmada com Deus.
Então, quando chegou a plenitude dos tempos, Jesus veio. Ele não veio para abolir a Lei e toda a história do povo do Antigo Testamento, mas para dar-lhes pleno cumprimento, pois a expectativa deste povo era que Deus viria um dia, ou seja, o Messias viria para salvá-los. E, cumprindo tudo o que os profetas anunciaram na Pessoa de Jesus, Ele agora nos pede que vivamos os Seus mandamentos.
Viver os mandamentos significa conciliar a prática e o ensino. Às vezes, podemos apenas ensinar, mas não praticar; outras vezes, só praticamos, mas não ensinamos. É preciso praticar e ensinar, isso é viver de coração os mandamentos de Deus, os quais Jesus aperfeiçoou para que sejamos santos e caminhemos para o Céu.
Feliz é aquele que encontrou em Cristo o seu caminho; essa felicidade ninguém pode nos tirar. Como é bom ser amado por Deus, como é bom ter decidido por Jesus, pois isso nos sustenta. Ele é a nossa rocha e fortaleza. Que saibamos amar a Deus, praticando e ensinando Seus mandamentos através da nossa própria vida.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.