Manhã de Luz - 01 de fevereiro - Deus não se importa com os nossos sofrimentos?

"Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?"

4 Feb
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 4, 35-41)

Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: "Vamos para a outra margem!" 36 Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37 Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38 Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: "Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?" 39 Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: "Silêncio! Cala-te!" O ventou cessou e houve uma grande calmaria. 40 Então Jesus perguntou aos discípulos: "Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?" 41 Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: "Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?"

Os discípulos estão na barca com Jesus e uma ventania muito forte sopra onde eles estavam. As ondas começaram a se lançar dentro da barca, e a pergunta dos discípulos é a seguinte: "Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?". Esta é uma pergunta da existência humana diante do mal, diante de tantas tribulações que podemos passar. Nós nos perguntamos: "Mas Jesus, tu não te importas com o nosso sofrimento? O Senhor não olha para nós?". E na realidade, o sofrimento e o mal são um mistério neste mundo, e Deus sempre tira um bem de todo o mal que venha a acontecer conosco.

Mas aqui neste Evangelho que ouvimos, Jesus manifesta a seu tempo o poder. Não é diferente em nossa vida, também a seu tempo e do jeito dá vontade de Deus as coisas vão se encaminhar. Às vezes nós somos muito apressados e ansiosos, e queremos que tudo se resolva conforme a nossa vontade, mas nem sempre a nossa vontade é a vontade de Deus, nem sempre nós temos os mesmos pensamentos de Deus, e assim queremos forçar a Deus a fazer uma realidade que não vai nos ajudar para a salvação. Lembremos que tudo concorre para a salvação daqueles que amam a Deus, ou seja, tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus.

E assim naquele barco, Jesus, a seu tempo, pronunciou a palavra de ordem: "Silêncio! Cala-te!". Jesus manifesta que tem poder sobre a natureza, este poder é só Deus que tem, porque Ele é o criador de todas as coisas. Aqui nós temos  a revelação da identidade de Jesus como Messias, assim como também mostra que Jesus não é alheio à nossa dor e ao nosso sofrimento. Jesus não está longe de nós quando passamos pelas dificuldades, mas é que tais dificuldades, em muitas circunstâncias, são uma escola, uma escola de ensinamentos, de conversão, para encontrarmos o caminho da salvação. Deus não quer o mal para nós, mas se assim nós optarmos por ele, ou se outros fizerem para nós, Deus sempre estará do nosso lado para nos defender e conseguir tirar um bem de tudo isto que pode acontecer conosco.

Façamos uma meditação sobre nossa vida: o que temos passado? Quais são nossas tribulações, sofrimentos e questionamentos? Saiba: Deus está contigo! Deus cuida de nós, Ele não nos abandona, por isso, nós seguramos firme em suas mãos e vamos adiante, porque é Ele o sustento de nossa vida.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.