Manhã de Luz - 01 de janeiro - Maria é verdadeiramente Mãe de Deus

Encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na manjedoura.

22 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 2, 16-21)

Naquele tempo, 16 os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na manjedoura. 17 Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18 E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19 Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20 Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21 Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

Neste primeiro dia do ano, solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Evangelho narra o encontro dos pastores com a Sagrada Família. Aqueles pastores foram testemunhas de um grande mistério da fé, ao verem o menino Jesus recém nascido na manjedoura, contemplaram a Encarnação do Verbo Divino. Esta verdade de amor penetrou o coração daqueles pastores que maravilhados com aquele sinal saíram e contaram a todos e muitos foram os que se alegraram com eles. A Virgem Santíssima ao ouvir tudo o que eles diziam sobre o menino guardava e meditava essas coisas no seu coração.

O proceder de Maria Santíssima é exemplo para todos os cristãos, ela guardava e meditava todas essas maravilhas de Deus no seu coração. A meditação das verdades de fé nos ajuda a abrir o coração para Deus e a aceitar os seus desígnios de amor e salvação. Neste ano, faça o propósito de guardar coisas boas no coração, lance fora os rancores, a raiva, as desavenças e faça como Maria, guarde as verdades que Deus nos revelou. Ele por amor a nós, assumiu a nossa condição humana para salvar os homens.

Hoje a liturgia da Igreja celebra a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Com isso a Igreja afirma que do ventre santíssimo de Maria nasceu o próprio Deus, a pessoa divina do Verbo que assumiu a natureza humana. Desse modo, Jesus é uma pessoa divina com duas naturezas, a divina e a humana. Maria tendo gerado em seu ventre a natureza humana da pessoa divina é assim Mãe de Deus. É evidente que Maria não deu origem a Deus, mas porque do seu ventre nasceu a pessoa divina Jesus Cristo que é Deus Encarnado, verdadeiro Deus e verdadeiro homem é chamada de Mãe de Deus. Neste ano, honremos Maria Santíssima como ela merece, pois sem ela nós não teríamos o Salvador.  

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.