
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 8,18-22)
Naquele tempo, 18 Vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19 Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: "Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás". 20 Jesus lhe respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça". 21 Um outro dos discípulos disse a Jesus: "Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai". 22 Mas Jesus lhe respondeu: "Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos".
No Evangelho de hoje vemos que um mestre da lei toma uma séria decisão: "Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás". No entanto, precisamos notar que ele, ao tomar essa decisão, não leva em consideração todas as consequências que ela traz consigo. Jesus, no entanto, recorda-lhe que se de fato ele quer segui-lo, deve se lembrar que Jesus não tem onde reclinar a cabeça, ou seja, Nosso Senhor não contava com as seguranças deste mundo.
Depois um outro homem se aproxima de Jesus e deseja segui-lo, porém quer antes sepultar o seu pai. A resposta de Jesus ao seu pedido "deixa que os mortos sepultem os seus mortos" não significa que Jesus era contrário ao velório e ao sepultamento digno dos corpos, o que Nosso Senhor quer ensinar é que existe uma hierarquia de valores, pois aqueles que decidiram segui-lo, devem colocar Deus acima de tudo, até mesmo da família.
Amar a Deus sobre todas as coisas é a obrigação que todo cristão deve cumprir, mas isso não significa que estão dispensados dos deveres em relação aos familiares. Todo bom pai, boa mãe e bom filho sabem que cumprir os deveres próprios do seu estado está em perfeita conformidade com a vontade de Deus. É necessário dizer isto, pois muitos podem tentar viver a vida religiosa com todas as suas obrigações como uma realidade distante de seus compromissos familiares. Na verdade, colocar a Deus acima de tudo significa que Ele é a razão de tudo o que fazemos, que Ele impulsiona as nossas ações.
Jesus nos recorda através desse Evangelho que para segui-lo é necessário fazer muitas renúncias. Em muitos momentos, Deus nos pede a renúncia de coisas valiosas aos nossos olhos, que são verdadeiros tesouros, mas Ele pede de nós este sacrifício e não devemos ter medo de tomar essa decisão por Jesus, pois vale a pena. Em Cristo está a nossa salvação, a nossa fortaleza e amparo. Não podemos nos deixar iludir pelo mundo e nos perdermos em caminhos que não nos levam à salvação. Portanto, coloquemos Deus acima e à frente de tudo. Cumpramos os nossos deveres em fidelidade à ordem do Senhor e seremos verdadeiramente felizes.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.