Manhã de Luz - 01 de novembro - A vida e a salvação humana estão em primeiro lugar!

A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?

7 Nov
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 14, 1-6)

Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2 Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3 Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: "A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?" 4 Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5 Depois lhes disse: "Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?" 6 E eles não foram capazes de responder a isso.

Neste Evangelho, Nosso Senhor foi tomar uma refeição na casa de um fariseu, e tem diante de si um hidrópico. Hidrópico é uma pessoa que sofre de retenção de líquidos e por isso, fica inchada. Assim, vemos que Jesus tem, diante de si,  uma pessoa doente. Acontece que aquele dia é sábado e o questionamento se faz: de acordo com a lei, é possível curar alguém no dia de sábado ou não?

Jesus já respondeu esse questionamento em outros momentos de sua caminhada de evangelização em que Ele mostra com clareza que a vida e a salvação da pessoa estão em primeiro lugar, não importa qual seja o dia da semana. Porém, nós sabemos que os fariseus, os chefes do povo judeu, guardavam muito bem o dia de sábado e o povo também o fazia desta forma. Mas agora com Jesus, nós temos o novo dia sagrado, que é o domingo, o dia em que Jesus ressuscitou dos mortos, apesar de que, neste momento do Evangelho, Jesus ainda não havia ressuscitado.

Diante dEle há uma pessoa que está doente e, então,  Nosso Senhor demonstra àquele povo que não importa o dia da semana, pois Ele está ali para salvá-los e por isso cura aquele homem.

A fim de ensinar aquele povo, Jesus também dá o seguinte exemplo: veja, se você tem um boi ou um filho que caiu num poço e é dia de sábado, você vai esperar passar o sábado e ir  ajudá-lo somente no outro dia? Certamente a resposta seria não!

Assim também, diante daquele hidrópico, Jesus age naquele momento, uma vez que aquela pessoa precisa de sua intervenção imediata e não para o dia seguinte.

Jesus veio para nos salvar, por isso não deixemos para o dia de amanhã a nossa conversão, não deixemos para rezar mais só amanhã, reze hoje,  busque uma vida íntima com Jesus através da oração.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.