Manhã de Luz - 02 de agosto - O Perigo da falta de fé

Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

1 Aug
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 13,54-58)

Naquele tempo, 54 dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: "De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55 Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?" 57 E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: "Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!" 58 E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

O Evangelho de hoje mostra que Jesus causa admiração, principalmente entre os conhecidos e familiares da sua cidade. Ali Jesus manifesta o seu ensino, mas eles não manifestam a fé de que Ele é o Messias. Nós também, como essas pessoas, podemos passar por crises ou dúvidas, mas se a fé nos sustenta saímos fortalecidos. Ela é um dom de Deus, infundida na alma desde o dia do nosso Santo Batismo, dom que precisa crescer e desenvolver a cada dia.

Este crescimento, porém, se faz com uma íntima vida de oração, por outro lado, também é preciso pedir a Deus a graça de aumentar em nós a fé. Deste modo, se vivemos na virtude e na caridade podemos ter certeza de que a fé irá crescer e frutificar em nós.

Muitos reclamam que não tem fé ou tem uma fé vacilante, isto ocorre porque não pedem de coração este dom a Deus, Jesus nunca nos falta. Assim como uma planta que precisa de cuidados para crescer, também a fé precisa ser cultivada para se desenvolver. Lembremo-nos o que disse o próprio Jesus: “Tudo o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14, 13). Este “tudo” se refere aos bens espirituais de que tanto necessitamos para a nossa eterna salvação, entre esses bens também o dom da fé.

Veja que os bens materiais estão em segundo plano, podem também ser pedidos desde que seja conforme a vontade de Deus e em ordem à nossa salvação. Os habitantes daquela terra não deram crédito às palavras de Jesus, mesmo conhecendo São José, a Virgem Maria e seus familiares, sejamos nós diferentes deles, peçamos a Nosso Senhor esta graça da fé e que ela cresça a cada dia em nosso corações.      

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.