
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Lc 2, 22-32)
Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23 Conforme está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor." 24 Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. 25 Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26 e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27 Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28 Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29 "Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30 porque meus olhos viram a tua salvação, 31 que preparaste diante de todos os povos: 32 luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel".
Quarenta dias depois do Natal, nós estamos celebrando a festa da Apresentação do Senhor. Maria e José cumprem a lei de Moisés e levam o seu primeiro e único filho até o templo, esse que é o filho da promessa de Deus para Israel. Maria o concebeu pela ação do Espírito Santo. São José é o pai adotivo. Levaram o menino para ser apresentado e lá havia o profeta Simeão. Este era um homem justo, cumpridor da lei de Deus, e quando viu o menino Jesus, em primeiro lugar, louvou a Deus, bendizendo-O por ver a salvação diante dos seus olhos. E então fez uma oração: "Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: Luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel".
E esta atitude do profeta Simeão também deve ser a nossa. Nós devemos estar preparados para encontrarmos em Jesus nosso amor maior. Por isso, nesta vida, nós temos que amar a Deus constantemente, para que no final de tudo, quando nós formos fechar os olhos para este mundo, possamos dizer como o profeta Simeão: "Senhor, deixai agora vosso servo partir em paz", porque eu vos amei neste mundo, porque eu deixei que a tua luz invadisse minha alma, invadisse o meu coração, e assim eu posso dizer: “deixai vosso servo ir em paz”.
Hoje é a celebração da Apresentação do Senhor, uma celebração que se faz também com a bênção das velas na celebração litúrgica, exatamente para recordar a luz de Jesus na nossa vida; essas velas que representam para nós também a nossa fé, que representam o Cristo que ilumina a nossa história e que nos mostra o caminho certo para a salvação.
Peçamos ao Senhor que nos conceda uma vida na virtude, uma vida de amor a Deus, para que no final de tudo, como fez o profeta Simeão no templo, possamos dizer: "Deixai agora, Senhor, o vosso servo em paz". Rezamos para que tenhamos uma boa morte, pela nossa perseverança final, para que no final de nossa vida possamos morrer em estado de graça, em estado de profundo amor a Deus.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.