Manhã de Luz - 02 de novembro - O Senhor vem e nos chama à eternidade, vigiai!

Ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes.

7 Nov
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 12, 35-40)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes".

Neste dia em que fazemos memória de todos os fiéis defuntos, entre tantos Evangelhos que temos à escolha para a celebração, optamos pelo Evangelho segundo São Lucas, e aqui Jesus faz uma advertência a seus discípulos.

A primeira delas é de que eles devem estar com os rins cingidos. O que significa estar com os rins cingidos? O cíngulo, que é uma espécie de cordão utilizada pelo povo no tempo de Jesus, era passado em cima dos rins e sobre o abdômen. Assim, quando os rins estão cingidos, significa que a pessoa fará uma grande caminhada pelo deserto, e durante essa caminhada é preciso beber muita água. Para que os rins fiquem firmes, era necessário, então, cingi-los.

O ensinamento de Nosso Senhor neste Evangelho é de que nós estamos neste mundo, mas precisamos estar preparados porque não sabemos o dia e a hora que seremos chamados.

Hoje, nós recordamos o dia de todos aqueles que já partiram, os fiéis defuntos. Rezamos por eles, mas também o Cristo nos adverte, precisamos estar preparados, porque cedo ou tarde chegará o momento em que nós vamos nos apresentar diante de Deus. É necessário estarmos com os rins cingidos. Em que sentido? Todos os dias nessa vida, devemos estar prontos em nossa caminhada de fé, com as lâmpadas acesas.

Quais lâmpadas são essas? A lâmpada da caridade, a verdadeira caridade cristã, ensinada pelo Cristo. Jesus faz a comparação daqueles empregados que estão esperando, acordados, o Senhor chegar para abrir a porta. O Senhor foi numa festa de casamento, a festa vai demorar, e possivelmente ele chegará pela madrugada, mas os empregados não podem dormir, precisam estar acordados, porque a qualquer momento o Senhor chegará, e as portas devem ser abertas.

É assim também conosco, a qualquer momento o Senhor pode passar e nos levar, e nós precisamos ter abertas as portas dos nossos corações. Neste dia de esperança, em que nós professamos a nossa fé no Cristo ressuscitado, e que sabemos que o último suspiro de nossos entes queridos neste mundo, não foi a palavra final, mas pelo contrário, nós cremos na vida eterna, e guardamos a nossa esperança em Deus Nosso Senhor. Estejamos com os rins cingidos, estejamos preparados, porque o Senhor um dia passará, e nos levará para o banquete eterno.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.