
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 14, 1-12)
1 Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2 Ele disse a seus servidores: "É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele". 3 De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4 Pois João tinha dito a Herodes: "Não te é permitido tê-la como esposa". 5 Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6 Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7 que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8 Instigada pela mãe, ela disse: "Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista". 9 O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10 E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11 Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. 12 Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.
No início do seu Evangelho, São Mateus relata que a fama de Jesus chega ao conhecimento de Herodes. Ele achou que pudesse ser João Batista que havia ressuscitado dos mortos por conta da pregação de Nosso Senhor. Com efeito, alguns discursos de Jesus e de João eram semelhantes, ambos pregavam a conversão e o cumprimento dos mandamentos de Deus com muita coerência. Herodes até gostava de ouvir João, porém, em seguida o evangelho narra o motivo da morte do profeta.
João foi assassinado a mando de Herodes por uma sentença injusta, ele não teve sequer direito a julgamento por causa do juramento de Herodes a filha de Herodíades. João denunciava a união ilícita entre Herodes e Herodíades, por isso, ela com grande ódio não perde a oportunidade de pedir a cabeça do profeta numa bandeja.
Herodes então pensa que Jesus é João que ressuscitou. No entanto, nós sabemos que João Batista é mais do que um profeta, é o precursor do Messias. Jesus é o Messias que veio salvar a humanidade de seus pecados. João Batista é aquele que aponta para o Senhor e diz: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo” (Jo 1, 29).
Que neste dia, reconheçamos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, que também saibamos fugir das injustiças e de sermos injustos com o próximo. Nós, ao contrário de Herodes, busquemos exalar o suave perfume das virtudes cristãs tendo diante dos olhos a justiça que vem de Deus Todo-Poderoso.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.