Manhã de Luz - 03 de janeiro - O Cordeiro de Deus que restaura a vida da graça

Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim.

22 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 1, 29-34)

29 No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31 Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. 32 E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33 Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34 Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

No Evangelho de hoje João Batista dá o seu testemunho, afirma não ser ele o Messias e aponta para Jesus Cristo que veio batizar com o Espírito Santo. João usa da comparação do cordeiro para dizer que Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. No Antigo Testamento os cordeiros eram oferecidos em sacrifício no Templo em diversas circunstâncias, muitas delas para a expiação dos pecados daquela pessoa que o ofertava. O cordeiro, manso e tranquilo, ia para o sacrifício sem fazer alarde.

Portanto, João Batista ao fazer esta comparação diz que Jesus é o Cordeiro de Deus que veio para se oferecer em sacrifício no nosso lugar, por aquilo que nós merecíamos por causa do pecado. Jesus assume para si a cruz dos nossos pecados, se deixar imolar como um cordeiro.  Assim a figura do cordeiro é importante para que compreendamos a missão de Jesus, missão que manifesta o Seu amor por nós, capaz de se sacrificar livremente para a nossa salvação.

João continua o seu testemunho dizendo que viu o Espírito Santo descer sobre Ele, a unção de Jesus foi toda espiritual, verdade expressa na palavra “Cristo” que quer dizer ungido. Aqui também é revelado o mistério da Santíssima Trindade, Pai, Filho e o Espírito Santo. O Pai que envia o Filho para nos salvar é ungido pelo Espírito Santo. É este mesmo Espírito que desceu sobre Jesus no dia do Seu batismo realizado por João que nós também recebemos quando fomos batizados. Nesta oração da manhã deixe-se conduzir pelo Espírito de Deus que anima a nossa vida, fortalece e favorece com seus setes dons para que estejamos unidos a Nosso Senhor e Salvador.  

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.