
Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 20,24-29)
24 Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!". Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei." 26 Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". 27 Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel". 28 Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 29 Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"
Celebramos hoje a festa de São Tomé Apóstolo, conhecido por sua incredulidade diante da ressurreição de Jesus, mas que ao ver o Senhor ressuscitado professa sua fé "Meu Senhor e meu Deus!" Essa profissão de fé nos leva a experimentar uma vida na bem-aventurança de Jesus: Bem-aventurados os que creram sem terem visto!
Nós somos esses bem-aventurados, pois acreditamos ainda que não tenhamos visto o Senhor diante de nós em carne e osso. Acreditamos no testemunho do próprio Deus que desceu do céu, Ele que é a plena Verdade a se revelar a nós. Acreditamos no testemunho dos Apóstolos que está consignado seja na Sagrada Escritura, seja na tradição da Igreja.
Somos felizes e agraciados por ter fé. Essa fé que professamos é tão forte e importante que Nosso Senhor nos disse que podemos mover montanhas. Não são montanhas físicas, mas os obstáculos mais difíceis que somente com a oração feita com grande fé é que podemos mover. Deus nos concede a sua graça quando o que pedimos é conforme a nossa salvação, quando pedimos as virtudes, e somos impulsionados pelo Espírito Santo.
Não podemos permitir que o mundo roube a nossa fé. Em alguns momentos podemos sentir dificuldades em manter a nossa vida de fé, mas devemos nos lembrar que esse é o maior tesouro que recebemos de nossa família e da Igreja. Não podemos desperdiçar o tesouro da nossa fé porque ela nos abre as portas da eternidade, nos concede a vida divina, na graça. É esta verdade que o sacerdote nos apresenta no dia do nosso batismo.
Caminhamos neste mundo sem ver ou compreender muitas coisas, apesar de no mundo moderno as pessoas tenderem a querer sempre mais ter certezas absolutas, querem ver, tocar, sentir, estar. No entanto, Nosso Senhor espera de nós uma atitude de fé: Bem-aventurados os que creram sem terem visto! Temos muitas razões para acreditar, para ter fé, principalmente porque temos os sacramentos que são sinais sensíveis da graça de Deus em nossa vida. Peçamos a cada dia que o Senhor aumente a nossa fé para crermos com fé firme e forte.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.