Manhã de Luz - 04 de novembro - O verdadeiro amor é desinteressado

Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos.

7 Nov
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 14,12-14)

Naquele tempo, 12 dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: "Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13 Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14 Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos".

Neste Evangelho, Jesus estava tomando uma refeição com o chefe dos fariseus e diz a ele que nós precisamos buscar servir o próximo, convidá-lo a participar de nossa vida e ajudá-lo, não pensando em recompensas neste mundo, em coisas simplesmente materiais.

Muitas vezes nós somos motivados somente por aquilo que o outro pode me oferecer em troca. Então, já pensamos em ajudar uma pessoa pensando na ajuda que ela poderá nos oferecer amanhã. Certamente que por obrigação, sim, nós podemos ajudar o outro, uma vez que recebemos um favor dele. Mas a motivação não pode ser, em primeiro lugar, a espera de uma retribuição. Se eu me proponho a fazer uma caridade, ajudar o próximo, faço por caridade, por amor a ele e a Deus. É preciso enxergar Nosso Senhor Jesus Cristo no outro, uma vez que ele é imagem e semelhança de Deus.

O ponto de partida para a nossa vida de caridade deve ser sempre o amor a Deus e o amor ao próximo desinteressados.

Nós não estamos aqui buscando retribuições neste mundo. Sim, nós agimos na caridade, num contexto de fé, sempre em busca de nossa salvação, da vida eterna, porque quem é conquistado por Jesus, não consegue viver mais longe do seu amor.

Por isso, é preciso viver no amor em todos os lugares que está, mas não pensando em retribuições materiais neste mundo, mas sim na verdadeira caridade. Então, quando formos estender nossa mão para o próximo, saibamos fazer por amor e por caridade, sem esperar retribuição.

Ah, mas se tiver retribuição depois, ótimo, não tem problema, acolhe a retribuição de bom grado no espírito de generosidade, mas nunca comece a fazer as coisas já pensando naquilo que vai receber.

Que Deus nos conceda a graça necessária de confiarmos simplesmente nele e tudo o que tivermos de fazer, que saibamos fazer para a honra e glória do nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que não seja nada para a nossa honra e glória, ou nosso engrandecimento particular, mas, que tudo seja feito por Jesus, com Jesus, em Jesus.  

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.