
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 6, 1-6)
Naquele tempo, 1 Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: "De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3 Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?' E ficaram escandalizados por causa dele. 4 Jesus lhes dizia: "Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares". 5 E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6 E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.
Neste Evangelho, Jesus está em Nazaré, a cidade onde cresceu. Nazaré não era uma grande cidade, era um pequeno povoado de pessoas simples e humildes; Jesus é uma delas. Mas, infelizmente, diversos que viam Jesus não acreditavam que Ele seria o Messias, ou muito menos que poderia fazer tudo aquilo que ouviram dizer. E assim, orgulhosos e cheios de si, começaram a julgar Jesus: "Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?". E então essas pessoas, ao invés de serem humildes e reconhecerem em Jesus, o Salvador, pelo contrário, estão cheias de orgulho e começam a fazer julgamentos a respeito da pessoa de Cristo.
Neste Evangelho, nós aprendemos que, na vida diária, nós não podemos assumir o lugar destes que começaram a julgar Jesus, porque talvez eu não vá agora julgar ao Senhor, mas vou julgar as pessoas que estão na comunidade, e começo a fazer este ou aquele julgamento, dizer que esta ou aquela pessoa não merece isto, não deveria estar ali. Quantas vezes nós ficamos reparando na outra pessoa, dizendo: "Ah, eu nem vou à igreja porque na igreja está cheio de pessoas que se mostram de um jeito, mas aqui fora fazem tudo diferente".
Vejam bem, não que esteja justificando o erro dos outros, o pecado da outra pessoa; mas cada um deve responder pelos seus pecados diante de Deus. Cuidado, porque às vezes podemos assumir a nossa posição orgulhosa de superioridade às outras pessoas, e começamos a julgar os outros, senão ainda a colocar desculpas no erro dos outros para justificar o meu erro, a minha preguiça. Muitos deixam de ir à igreja porque ficam vendo e reparando o pecado de outras pessoas. Nós devemos ir à igreja por causa de Cristo, nosso Senhor, e convertermos o nosso coração, e aprendermos que o julgamento não cabe a nós, mas cabe a Deus, nosso Senhor.
Jesus foi a Nazaré, a sua cidade, e ao invés de ser bem acolhido como Filho de Deus, Ele foi julgado e deixado de lado. Que em nossa vida de fé o comportamento seja diferente, saibamos acolher Jesus e saber que cada um responde diante de Deus pelas suas atitudes. Nós, ao participarmos da comunidade, ao irmos à igreja, ao rezarmos, tenhamos o nosso foco voltado para Cristo, e não nos erros ou defeitos de nossos irmãos. Acolhendo a Jesus e acolhendo ao irmão, nós estamos no caminho do Mestre, no caminho ensinado por nosso Senhor Jesus Cristo.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.