
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 2, 1-12)
1 Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2 perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. 3 Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4 Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5 Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”. 7 Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8 Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”. 9 Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10 Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11 Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12 Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
O Evangelho deste domingo, solenidade da Epifania do Senhor, narra o encontro dos reis magos que vieram do oriente para visitar o menino Jesus, esta visita recorda a universalidade da salvação. Com efeito, Jesus não veio apenas para o povo judeu, mas para a salvação de toda a humanidade. Quando os reis O encontram se ajoelham para adorar o menino Deus e lhe oferecem presentes que revelam quem é o menino Jesus e qual a Sua missão.
Os reis magos ofereceram a Jesus ouro, incenso e mirra. Cada um desses presentes tem um significado especial, o ouro significa a realeza de Jesus. Ele é rei e veio para reinar nos nossos corações e por consequência na sociedade. Os reis magos também Lhe oferecem incenso. Entre os pagãos o incenso era oferecido aos ídolos, mas agora é oferecido ao menino que nasceu em Belém, O verdadeiro Deus, assim o incenso manifesta a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A fé católica ensina que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nEle há a união das duas naturezas na sua pessoa divina. Assim o incenso honra a divindade do Senhor. Já a mirra que era utilizada como um perfume na preparação dos corpos para o sepultamento honra a paixão de Jesus que irá passar pelo sofrimento e pela dor. Portanto, a mirra recorda a paixão e a morte de Jesus Cristo. É pelo mistério do sacrifício de Cristo que fomos redimidos diante do Pai e que nos foram abertas novamente as portas do Céu.
Após o encontro com o menino Jesus, os reis magos foram avisados em sonho para não retornarem a Herodes, foram orientados a voltar para sua terra por outro caminho. Lembra-nos que quem se encontra com Jesus e se deixa conduzir por Sua graça não anda mais pelo caminho da morte, mas anda na luz, na verdade que conduz a Jesus Cristo. Nesta oração da manhã peça a graça de escolher sempre pelo caminho de Cristo e perseverar nele até o fim.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.