Manhã de Luz - 06 de agosto - A transfiguração do Senhor

"Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!"

6 Aug
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 9, 2-10)

Naquele tempo, 2 Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3 Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4
Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5 Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: "Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". 6 Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7 Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: "Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!" 8 E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9 Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10 Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si, o que queria dizer "ressuscitar dos mortos".

O Evangelho de hoje narra a transfiguração do Senhor no monte Tabor diante dos apóstolos Pedro, Tiago e João. O termo “trans” significa mudança, Jesus ao transfigurar-se mostrou aos apóstolos o seu rosto glorioso, uma grande luz ali brilhou. Neste fato, vemos a verdade da fé Católica, as duas naturezas, a humana e a divina, unidas na pessoa divina de Jesus Cristo. Com efeito, Nosso Senhor Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, na transfiguração manifesta a sua divindade.

Desse modo, o Senhor prepara os apóstolos para o que virá depois com sua paixão e morte na cruz. A transfiguração é um momento que prepara os apóstolos para a crucificação do Senhor, em que o seu rosto divino será desfigurado. Pedro ao ver a glória do Senhor, não sabe o que diz, quer fazer três tendas: uma para Jesus, uma para Moisés e outra para Elias. Este fato representa o pleno cumprimento da Lei e dos Profetas em Jesus Cristo.

Jesus é o Filho muito amado do Eterno Pai, e nós como seus filhos adotivos também queremos transfigurar nossas vidas, abandonar os vícios, os pecados e deixar que a luz das virtudes resplandeça em nossa vida cristã. Lembremos que a maior de todas elas é o Amor. Que neste dia, fortalecidos pelo amor que vem de Cristo, sejamos fiéis a Ele.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.