
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 4, 12-17.23-25)
12 ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13 Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14 no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15 “Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16 O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 17 Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 23 Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24 E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levavam-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25 Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão.
No Evangelho de hoje Jesus começa a anunciar o evangelho na terra de Zabulon e Neftali, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. Sabemos pelo Antigo Testamento que esta região havia sido invadida e devastada pelos assírios por volta de 733 a.C. É por esta região que Jesus inicia o seu ministério para restaurar a alegria daquelas pessoas pela luz da verdade. Jesus quer reverter as tragédias vividas pelo povo de Israel naquela região anunciando a eles a Nova Aliança.
Ao anunciar a conversão nessas terras tão castigadas no passado, Jesus cumpre a profecia de Isaías: “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz”. Esta luz é o próprio Cristo que anuncia o Evangelho e a conversão, não só na região de Zabulon e Naftali, mas por toda a Galiléia e a Decápole. De fato, o anúncio do Evangelho chegou a todos os povos, judeus e pagãos, para que todos saibam que a salvação vem de Jesus Cristo.
Este Evangelho pregado por Nosso Senhor é o mesmo que ouvimos hoje, a salvação alcança a todos que professam a fé em Jesus. Isto é motivo de grande alegria e esperança, não podemos desanimar, temos que permanecer fiéis ao Senhor porque Ele está conosco e nos fortalece. Nesta oração da manhã confie ao Senhor as suas intenções na certeza que Ele quer restaurar e fortalecer a nossa fé e confiança nEle que é a luz da Verdade.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.