Manhã de Luz - 07 de agosto - A fé da mulher cananéia

"Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!"

14 Aug
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 15, 21-28)

Naquele tempo, 21 Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22 Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: "Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!" 23 Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: "Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós". 24 Jesus respondeu: "Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel". 25 Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: "Senhor, socorre-me!" 26 Jesus lhe disse: "Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos". 27 A mulher insistiu: "É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!" 28 Diante disso, Jesus lhe disse: "Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!" E desde aquele momento sua filha ficou curada.

Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia, cidades localizadas ao norte da Palestina, região não habitada por judeus, mas por gentios, por pessoas que não professam a fé judaica, são chamados povos das gentes, que moram fora da região onde vivem os judeus que creem no Deus único.

Uma mulher cananéia vem ao encontro do Senhor, para pedir por sua filha que é atormentada por um demônio. Mas Jesus lhe fala claramente que primeiro deve anunciar o Reino de Deus ao povo judeu. Responde à mulher, sem respeito humano, quando diz: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. Porém, a fé da mulher surpreende Jesus: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!”. Jesus vê a fé daquela mulher, que crê em sua pessoa e até mais que muitos judeus, que deveriam acreditar primeiro, mas que não acreditaram.

Assim Jesus atende o seu pedido, liberta sua filha da ação do maligno, mas antes era preciso o contexto da fé. Os milagres têm esse caminho que conduz à fé em Jesus Cristo, como que placas que indicam e apontam para Ele como último fim. Que neste dia não sejamos interesseiros como aqueles que apenas pedem e querem milagres. Mais importante que os milagres é que tenhamos fé em Jesus e creiamos nEle, peçamos a graça de fortalecermos nossa fé na pessoa do Cristo.  

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.