Manhã de Luz - 07 de janeiro - Jesus é o sustento da nossa vida

Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem.

22 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 6, 34-44)

Naquele tempo, 34 Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35 Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. 36 Despede o povo, para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. 37 Mas, Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” 38 Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. 39 Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40 E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. 41 Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42 Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43 e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44 O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.

Neste Evangelho temos o conhecido milagre da multiplicação dos pães e peixes que Jesus realizou com seu poder. Com cinco pães e dois peixes Jesus saciou a multidão com o alimento físico, esta multiplicação nos recorda espiritualmente que Jesus veio para nos sustentar. Assim como Jesus sustentou aquelas pessoas com o alimento que multiplicou, hoje Ele nos sustenta com o verdadeiro pão da vida, a Eucaristia, que contém o próprio Cristo em corpo, sangue, alma e divindade.

Após realizar o milagre e alimentar a multidão o Evangelho diz que os apóstolos recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão. Esta abundância de sobras revela-nos que Jesus não veio para um povo específico, mas veio para salvar todos os homens porque a graça, a bondade e a misericórdia divina não conhecem limites. Assim, Jesus quer que todo homem descubra nEle a saciedade de sua fome, pois Ele é o sustento de toda vida.

A sobra abundante de pedaços de pão também significa que todos nós podemos participar deste banquete preparado pelo Senhor, revela que há um banquete muito maior e especial no Céu onde Ele nos receberá. Para chegar nessa festa precisamos viver unidos a Jesus, acolher a salvação, recebê-lO na Eucaristia e reconhecê-lo no irmão. Desse modo, vivendo a fé em Jesus dia após dia, com certeza, Deus nos concederá a participação no banquete celeste onde estaremos plenamente saciados do amor divino.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.