
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 15,1-10)
Naquele tempo, 1 os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2 Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. "Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles". 3 Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4 "Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5 Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6 e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 7 Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8 E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9 Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!' 10 Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte".
Neste Evangelho, Jesus conta duas parábolas: da ovelha e da moeda perdida. Elas têm um contexto que revela um objetivo: Jesus ia à casa dos publicanos e pecadores, e estes se aproximavam dEle e tomavam refeições juntos.
Diante desse fato, os fariseus e mestres da lei, levados por sua inveja, faziam fofocas de Jesus, dizendo que, por ter ido à casa de pecadores, Ele também era um pecador. E então Nosso Senhor conta essas duas parábolas para dizer que a sua missão é ir à casa dos pecadores, não para concordar com o pecado e dizer à pessoa para permanecerem nele, mas pelo contrário, para que essas pessoas abandonassem a vida velha, abandonassem o pecado e vivessem dentro da verdade do Evangelho. Este é o objetivo de Jesus.
Esse é o contexto das duas parábolas contadas por Jesus. Na parábola da ovelha perdida, Jesus narra que das cem ovelhas, uma delas se perdeu e eis que Ele foi ao encontro dela e a colocou nos ombros com alegria, pois a havia encontrado.
Na parábola da moeda perdida, Jesus conta que uma mulher perdeu uma de suas moedas e depois que a encontrou fez uma festa por tê-la encontrado.
Às vezes pensamos que esta realidade é um pouco ilógica, pois se alguém perde apenas uma das cem ovelhas, por que não se alegrar com as noventa e nove que já possui? por que tanta alegria e festa por uma só? Se tivesse perdido todo o rebanho poderíamos compreender o motivo da alegria ao encontrá-lo novamente, mas perdeu uma, por que tanta alegria? Porque cada um de nós somos importantes diante de Deus e Ele cuida de nós!
Deus nos ama, saiba que Ele ama especialmente você!
Quantas vezes somos essa ovelha rebelde que acaba escolhendo outros caminhos? Mas Deus, com sua misericórdia infinita, desceu do Céu para nos resgatar, nos coloca em seu ombro novamente, porque deseja nos salvar.
Lembremos, Jesus é misericordioso, mas nós precisamos também aceitar esta misericórdia, nós precisamos mudar de vida, abandonar o pecado. A misericórdia de Cristo é para que mudemos de vida.
Jesus ia à casa dos pecadores e publicanos exatamente para levar a eles o remédio, o remédio de uma vida nova, o remédio de libertação do pecado.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.